Projeto Rondon promoverá desenvolvimento sustentável em cidades da região de Picos

Projeto Rondon promoverá desenvolvimento sustentável em cidades da região de Picos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um período de 17 dias, universitários atenderam comunidades carentes

Uma equipe do Projeto Rondon desembarca em Teresina na nesta sexta-feira (11), para início da Operação Canudos, que este ano vai atender oito municípios do Piauí, em um período de 17 dias. A operação também será desenvolvida nos estados de Pernambuco e Bahia e se prolongará até o dia 27 de janeiro.

No Piauí, serão atendidos os municípios de Dirceu Arcoverde, Jacobina, Paulistana, Patos, Queimada Nova, São João do Piauí,São Raimundo Nonato e Simões, todos eles localizados no semiárido, a região mais seca do estado.

O Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Na operação deste ano, 400 rondonistas atuarão nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, e meio ambiente e trabalho.

No setor cultural, as atividades serão voltadas para capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações. Já na área de direitos humanos e justiça, vão capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente em desenvolvimento social, como acesso à renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na área de educação, os rondonistas vão capacitar educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem, educação inclusiva e no atendimento a pessoas com necessidades educativas especiais.

Na saúde, serão capacitados agentes de saúde em saúde da família, saúde bucal, saúde ambiental, doenças endêmicas, acolhimento e humanização do atendimento em saúde. Também serão capacitados multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil, na prevenção do uso do álcool e drogas e na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes, entre outros.

No setor de comunicação, o projeto pretende capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias, e divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

Projeto

A primeira ação do Rondon ocorreu no dia 11 de julho de 1967, em Rondônia, com dois professores e 30 alunos. Em 1989, foram encerradas as ações, e em janeiro de 2005, em Tabatinga (AM), o projeto foi relançado.

Em oito anos, a iniciativa já contabilizou a participação de 13.800 rondonistas, 884 municípios e cerca de 500 instituições de ensino superior. A prioridade é para os estados do Norte e Nordeste. Com informações do G1 Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES