Seminário de literatura é realizado com sucesso em Picos Evento foi realizado pela ALERP

Seminário de literatura é realizado com sucesso em Picos Evento foi realizado pela ALERP

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de contribuir com a produção, a divulgação e o consumo da nossa literatura A Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) realizou, nos dias 19 e 20 de outubro, o XI Seminário de Literatura Piauiense e o VIII Seminário de Literatura Picoense. O evento aconteceu na sede da própria entidade, localizada na Praça João de Deus Filho e teve como te "Regionalismo picoense na antologia poética de Chico Barbosa".

A abertura do evento contou com palestra sobre o Regionalismo picoense na antologia poética de Chico Barbosa, proferida pelo escritor Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, o Chico de Júlio, lançamento da Bandeira da ALERP e do hino da entidade, finalizando com visitação ao Mural Literário ?Chico Barbosa?, organizado pela escritora e artista plástica Mundica Fontes, seguido de sarau e coquetel.

No sábado (20), o bancário Fábio Neiva ministrou palestra com o tema Picos: Vanguarda dos Movimentos Culturais e sua influência na história e na identidade dos povos do Centro Sul Piauiense. Em seguida, inauguração da Galeria membros da ALERP que já faleceram, denominada de ?Alberto de Deus Nunes?, poeta e escritor picoense.

Em seguida, o jonalista, advogado e escritor, Francisco das Chagas de Sousa abordou o tema "Ozildo Albano: simbologia e escritos legados a Picos". E à tarde, havou palestra com a professora e mestre em Literatura Brasileira, Deolinda Marques sobre o tema "Eteceteras do discurso, na poesia de Ozildo Batista de Barros". Logo depois, lançamento do livro de crônicas "Sorria enquanto é tempo", de escritor e professor da cidade de São Julião, Francisco de Assis Sousa.

A programação teve ainda apresentação do site da ALERP, www.acletraspicos.com.br e em breve estará no ar, seguido de apresentação da pesquisa acadêmica "Ide e Proclamai: a história do missionário da comunicação" que contou a história missionária do bispo da diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, pela jornalista Graciely Barroso e o escritor José Osvaldo Lavor, além de inauguração da galeria ?Jornalista Francisco das Chagas de Sousa?, composta de certificados e logomarcas de todos os seminários realizados pela ALERP desde 2001.

O Seminário teve encerramento com realização de uma conferência sobre o centenário de nascimento de José dos Santos Fonseca: o pracinha, o Tiradentes, o educador, o filósofo e o poeta, preparada pelo professor da UFPI, Graziane Fonseca e apresentada pelo neto de Dr. Fonseca, George Fonseca, finalizando com a entrega de certificados de participação do Seminário, sarau e coquetel.

Segundo a presidente da ALERP, Francelina Macedo o evento foi sucesso de público e organização. ?O evento foi uma graça divina pois mais uma vez a ALERP saiu fortalecida uma vez que a presença do público foi bastante e a participação dos palestrantes foram muito importante para enriquecimento cultural dos participantes? ? afirmou Francelina.

Fonte: Portal FCS

REDAÇÃO e PUBLICIDADE / MEIONORTE PICOS: (89) 9972-2869/ (89) 9419-0608



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES