mais

Trajetória da política territorial de desenvolvimento rural no Brasil é foco de debate, na Bahia

Trajetória da política territorial de desenvolvimento rural no Brasil é foco de debate, na Bahia

Trajetória da política territorial de desenvolvimento rural no Brasil é foco de debate, na Bahia
Enredenacional | Rafael Carvalho/MDA

O painel sobre a trajetória da política territorial de desenvolvimento rural sustentável e solidário no Brasil e o cenário futuro, abriu o segundo dia (20) do Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais, que ocorre em Salvador (BA). O professor Nelson Delgado, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, painelista, considerou este momento extremamente importante. Para ele a iniciativa é uma oportunidade de pensar no futuro, de avançar na direção do fortalecimento dessa política que depende tanto do estado quanto da sociedade civil. ?Trata-se de definir quais os papéis e como repactua-los pensando em seus atores e na sua institucionalidade. Há uma aprendizagem fundamental nessa discussão da política de desenvolvimento territorial e o desafio de redefinir e pactuar as funções dos atores na governança territorial?, assinalou Nelson Delgado.

Na opinião de Andrea Butto, secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), que participou do painel, o debate é fundamental para avançar na consolidação da política. ?O ponto central é a articulação dos Colegiados, agenda que terá prioridade absoluta para o futuro dessa rede. Temos que estimular o planejamento nos territórios para construir um projeto comum, promover o desenvolvimento rural com base em consenso.?

Para Denise Padovan, da Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNCT),as mulheres têm que lutar cada vez mais pelos seus direitos, bem como os jovens precisam de motivação para assumir seus compromissos no campo. ?Precisamos construir uma política territorial forte e soberana, de mãos dadas?, defendeu. Já a representante da Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar(Fetraf),Elizangela Araújo, lembrou que a política territorial é antiga em algumas partes do mundo, mas no Brasil é recente. Ela destacou a importância da criação dos conselhos de desenvolvimento rural e salientou que um dos grandes desafios é o conceito da ruralidade, que precisa ser compreendida sob o olhar da diversidade. ?Hoje o grande desafio é essa compreensão, devemos entender nosso papel.?

À tarde, o debate gira em torno dos desafios da política territorial de desenvolvimento rural sustentável e solidário. Os trabalhos serão seguidos de informes, dados pelo secretário-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário(Condraf), Guilherme Abraão, sobre a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário(PNDRSS).

Participam do Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais: delegados eleitos nos encontros estaduais que antecederam este encontro; representantes de colegiados territoriais de todo o País e convidados; representantes dos governos federal e estaduais; dos movimentos sociais; e de conselhos estaduais de desenvolvimento rural.

O encontro prossegue até quinta-feira (22).

AIAF

Às 18h30, haverá sessão comemorativa sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). Neste momento serão ressaltadas as contribuições da agricultura familiar para segurança alimentar, para erradicação da pobreza no mundo e para o desenvolvimento territorial. Será apresentada a agenda de ações coordenada pelo Comitê Brasileiro do AIAF. Participam deste ato: Leonardo Batista, representante do Comitê Nacional do AIAF; representantes de organizações de mulheres rurais; povos indígenas; e comunidades quilombolas dos colegiados territoriais.

Fonte: MDA

Trajetória da política territorial de desenvolvimento rural no Brasil é foco de debate, na Bahia - Imagem 1

Trajetória da política territorial de desenvolvimento rural no Brasil é foco de debate, na Bahia - Imagem 2

Trajetória da política territorial de desenvolvimento rural no Brasil é foco de debate, na Bahia - Imagem 3

Delegação de Colegiados Piauienses

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail