Secretário de Saúde fala sobre coordenação da CIR e mais...

Secretário de Saúde fala sobre coordenação da CIR e mais...

Internet | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Saúde de Pio IX, Dr. Luis Pereira de Alencar na última semana foi eleito coordenador da Comissão de Intergestores Regional (CIR) na região do Vale do Guaribas. É mais um cargo de liderança que o gestor acumula, haja visto que além de secretário de uma das principais pastas da admnistração pública da cidade é também Presidente do Sindicato Rural local.

Nessa entrevista exclusiva você vai entender o papel do gestor a frente da CIR e saber por que aumenta a representatividade do município na região após a eleição. 

Luis Pereira também faz duras críticas ao Governo do Estado e fala dos avanços e desafios existentes na saúde de Pio IX, e demonstra gratidão a Prefeita Regina.

Lucas Andrade : O que é a CIR? 

Luís Pereira – Comissão Intergestores Regional – é uma instância  de negociação, articulação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS, no âmbito da Região de Saúde, caracterizando-se como espaço de decisão, através da identificação, definição de prioridades e de pactuação de soluções para a organização de uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde , integrada e resolutiva. 

Lucas Andrade : Porque se colocar candidato a coordenador da entidade? 

Luís Pereira – Faz muitos anos que trabalho na área da saúde, como profissional da saúde que sou, e também como gestor, fui diretor do Hospital de Pio IX e do Hospital de Fronteiras, fui coordenador da saúde bucal em Pio IX e hoje estou como secretário de saúde, e sempre que assumi essas funções, procurei atuar com responsabilidade, eficiência e acima de tudo com muito compromisso. 

Então, acredito que por conhecerem o meu perfil, o meu trabalho  e o meu potencial para agregar o grupo na busca de unir forças, alguns colegas defenderam meu nome, e foi com essa bandeira, que me propus a ser coordenador da CIR, uma Comissão constituída por  secretários de saúde de 42 municípios, que representam aproximadamente 400 mil pessoas. Se nos unirmos teremos forças, para exigir e fazer acontecer uma melhor assistência à saúde de toda a região. 

Lucas Andrade : Quantos candidatos se colocaram a disposição  na eleição? 

Luís Pereira – Quatro secretários se manifestaram interessados, apresentando suas propostas e colocando seu nome para apreciação do colegiado, porem atendendo sugestão de alguns secretários, e com a  intermediação da Presidente do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde do Piauí -  COSEMS-PI, a Sra.  Leopoldina Cipriano Feitosa, entramos em consenso e os quatro preencheram todos os cargos da comissão, que foi eleita por aclamação. 

Lucas Andrade : Para o Senhor o que representa ser coordenador, representando uma região de 42 municípios na área da saúde pública? 

Luís Pereira – Representa um grande desafio, uma grande responsabilidade, porem com uma perspectiva muito positiva de poder conseguir através da união de todos os municípios, contribuir para termos uma assistência à saúde com melhor qualidade e maior resolutividade na nossa região . 

Lucas Andrade : Na sua avaliação, como  está a saúde da região? 

Luís Pereira – A saúde na nossa região, há muitos anos, passa por grande dificuldade, pois o governo do estado, pouco tem feito, ou quase nada fez para melhorar. E os políticos a nível estadual e federal, que representam  essa região não tem demonstrado grande interesse em comprar a briga em defesa de uma estruturação adequada, e consequentemente outras regiões com população bem menor, vem conseguindo viabilizar recursos para melhorar sua estrutura física e em consequência, garantir recursos, que oferecerão condições para implantação de  serviços que seriam estrategicamente, bem mais apropriados a serem implantados e executados na Regional  de Picos, pois atenderia uma população de 352.342 pessoas que habitam 42 municípios, e que fica geograficamente bem melhor localizada. 

Lucas Andrade : Em Pio IX, quais os avanços significativos de sua gestão a frente da pasta? 

Luís Pereira – A efetivação da descentralização do atendimento, e as ações preventivas ,eu considero o maior avanço,  temos  08  equipes da Estratégia Saúde da Família e 06 equipes de Saúde Bucal, atendendo na sede e nos mais diversos pontos do município. Realizando consultas e ações preventivas que em muito vem contribuindo para que a nossa população tenha mais saúde e viva melhor.  

Mas também,  podemos destacar várias ações que contribuíram e  muito estão  contribuindo, para que esses avanços se efetivem,  e que aconteceram graças ao nosso esforço e empenho: 

•Conclusão das obras de 04 Unidades Básicas Saúde; 

•Conclusão da academia de saúde; 

•Ampliação de mais 02 equipe  de Estratégia Saúde da Família e 01 de equipe saúde bucal , ficando com 08 equipes saúde da família e 06 equipes de saúde bucal; 

•Reterritorialização das equipes  de saúde da família, o que possibilitou a ampliação do serviço e um melhor atendimento; 

•Adesão à última etapa do Programa “Mais Médicos”; 

•Implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo- PNCT; 

•Ampliação do número de próteses dentárias, do Laboratório Regional de Prótese Dentária ; 

•Continuidade e conclusão do Projeto Percursos Formativo da RAPS- que possibilitou troca de experiência em saúde mental com profissionais de diversos estados; 

•Implantação de serviços diagnósticos, tais como: teste da orelhinha e ECG (eletrocardiograma); 

 •Organização e agilização no atendimento, através do CEIR Móvel, às necessidades das pessoas portadoras de deficiência física ou motora, com fornecimento de equipamentos de  órteses e próteses, cadeiras de rodas e de banho, calçados para pés de diabéticos, muletas e andadores; 

•Implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus); 

•Disponibilização dos Testes Rápidos de HIV e Sífilis; 

•Instalação da sala do conselho municipal de saúde; 

•Novas instalações do setor administrativo; 

•Reforma da Unidade Básica de Saúde de São Bento; 

•Organização e Implantação de sistema local de agendamento para exames e consultas especializadas, acabando com as grandes filas; 

Lucas Andrade : O que precisa mudar na saúde de Pio IX? 

Luís Pereira – Sonhamos com 09 equipes da Estratégia Saúde da Família  e 09 equipes de Saúde Bucal em ação, distribuídas estrategicamente  e funcionando em espaços e instalações adequadas, pois isso representaria uma cobertura satisfatória no atendimento à nossa população. 

Sonhamos com o Hospital D. Lourdes Mota, com sua estrutura recuperada e oferecendo um bom serviço de urgência e emergência e ainda com o seu centro cirúrgico funcionando e realizando cirurgias. 

E além disso, ainda sonhamos em contarmos com Ambulâncias equipadas adequadamente e em bom estado de conservação, para podermos transportar os usuários, de forma mais confortável, digna,  segura e satisfatória. 

Sonhamos com um serviço de saúde, mais humanizado e eficiente, onde a parte preventiva seja a principal bandeira, mas nunca esquecendo que um bom atendimento de urgência e emergência sempre será indispensável.  

Se conseguirmos realizar esses sonhos, acredito que estamos realizando aquilo que precisa mudar na saúde de Pio IX. E acredito que conseguiremos, pois esse meu sonho, é também um sonho da Prefeita Regina Coeli,  que é uma prefeita comprometida com a saúde, e acima de tudo, com o bem estar da nossa população. 

Lucas Andrade : Sua Mensagem Final

Luís Pereira – A minha mensagem é de otimismo e esperança,  pois temos uma equipe competente na Secretaria de Saúde de Pio IX, espero conseguir a união de todos os secretários de saúde da região,   e como não somos acomodados, posso afirmar, que não iremos parar de trabalhar e enquanto estivermos à frente da Secretaria Municipal de Saúde, e a frente da CIR -Comissão de Intergestores Regionais, lutaremos incansavelmente para conseguir oferecer um serviço de prevenção com eficiência, um atendimento ambulatorial de qualidade,  um atendimento de urgência, emergência satisfatório, e uma cobertura em média alta complexiade , de forma especializada e humanizada, para o povo de Pio IX e de toda essa região. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES