A Justiça concedeu liminar ao Partido Socialista Brasileiro para que Luiz Menezes retirasse propaganda eleitoral de outdoors

A Justiça concedeu liminar ao Partido Socialista Brasileiro para que Luiz Menezes retirasse propaganda eleitoral de outdoors

Por Divulgação | Moisés Lopes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na decisão, o Juiz da 11º Zona Eleitoral do Piauí, Drº Francisco João Damasceno, relata que o ?outdoor (...) construído em dimensões gigantescas estampa em letras garrafais a expressão ?CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL ? A MAIOR OBRA DA HISTÓRIA DE PIRIPIRI?, aparecendo ao fundo as cores fortes diferentes à maquete em grande estrutura ao precitado ?outdoor? aparece a logomarca da administração do representado, que não por coincidência é o atual prefeito de Piripiri?.

Com base no relato acima, drº Damasceno conclui, ?Nesse sentido, a propaganda perde o seu cunho informativo, educativo ou de orientação, descaracterizando, assim, a propaganda institucional e, consequentemente, violando os dispositivos legais, máxime o artigo 74 da Lei 9.504/97 e os princípios da moralidade e da impessoalidade, que devem estar sempre presentes na Administração Pública (Art. 37 da CF/88) ?.

Mais adiante, o Juiz eleitoral esclarece que ?percebe-se, facilmente, que está havendo desvio de finalidade descaracterizador da propaganda institucional, o que ocorre exatamente no momento em que o agente público representado utiliza-se da verba estatal destinada à propaganda, com o objetivo de autopromoção, vinculando sua imagem a projetos futuros que somente poderão ser levados a efeito em eventual gestão sua, se seu mandato for renovado, claro?.

Acatando o pedido formalizado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Juiz Eleitoral estabeleceu multa diária de 30 mil reais por dia de descumprimento após a comunicação da decisão, esta ocorrida dia 29 de junho, para a retirada da propaganda, considerada pelo próprio magistrado, extemporânea. Com a remoção de apenas um dos outdoors, a Zona Eleitoral providenciou a retirada do outro outdoor, isto em 03 de julho de 2012. Pelo fato da justiça constatar in loco o não cumprimento total da decisão, o representante nos autos do processo 55-88-2012 (representação por propaganda eleitoral extemporânea) já solicitou a aplicação da multa pelos 3 dias de descumprimento.

O processo ainda tem andamento na 11ª zona eleitoral.

Fonte: Com informações Piripirireporter.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES