Arte Rupestre: Redenção do Gurguéia é parte deste patrimônio histórico

Arte Rupestre: Redenção do Gurguéia é parte deste patrimônio histórico

Arte Rupestre nas tocas em Redenção do Gurguéia | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é conhecido como o detentor do maior museu a céu aberto da Arte Rupestre do Planeta, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

São Raimundo Nonato é visto como Rota de Turismo Científico e Cultural, onde se gera milhares de empregos sustentáveis.

As buscas por conhecimentos sobre o homem pré-histórico tem mobilizado especialista do mundo inteiro.

Nesta semana, um registro histórico, mostra que Redenção do Gurguéia também está neste roteiro turístico científico e cultural. O atual Prefeito,obstinado por questões turísticas e conhecedor dos baixões do seu avô Nonato Borges onde sempre ouviu trabalhadores falarem de desenhos nos paredões rochosos, resolveu ir atrás dessas informações.

As histórias dos trabalhadores se confirmaram e realmente existem pinturas rupestres em Redenção. Ainda segundo relatos de trabalhadores, muitos utensílios (panela de barro e outros) eram encontrados nas tocas desses baixões. Segundo os trabalhadores tratava-se de ?caboclos? (uma espécie homem do mato) que habitavam aquela região.

Considerando a ampliação do Parque da Serra das Confusões onde redenção teve parte de seu território incluído no parque ecológico, considerando ainda o Programa Brasil Próximo que desenvolve ações de sustentabilidade ambiental na região, Redenção poderá se tornar a nova porta do Turismo Científico Cultural do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES