SEÇÕES

Bairro Planaltina promove evento cultural na sexta-feira da Paixão

A identidade cultural de um povo é sua grande riqueza, o patrimônio imaterial. Como diria o cantor e compositor Raul Seixas “o hoje é só um furo no futuro, por onde o passado começa a jorrar”.

Participantes | Ranna Gabriela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

            A identidade cultural de um povo é sua grande riqueza, o patrimônio imaterial. Como diria o cantor e compositor Raul Seixas “o hoje é só um furo no futuro, por onde o passado começa a jorrar”.

            Neste sentido, o bairro Planaltina na cidade de Redenção do Gurguéia tem se destacado como um dos guardiões das tradições culturais da região. Apesar de estarmos vivendo uma época de muitas inversões de valores, o avanço da tecnologia e um capitalismo cada vez mais famigerado, fazer cultura tradicional chega ser um trabalho “árduo”. Entretanto, graças a persistência de pessoas como Raimundo Catalão, Gessi Almeida, família de Manoel Pifeiro e a família de Ana de Nesto, que se mantêm fiéis as suas culturas e crenças, o bairro se destaca como o mais cultural.

            É importante frisar, que durante muito tempo o Bairro Planaltina foi segregado por grande parte da população redencense, inclusive o nome “Planaltina” foi dado em alusão a cidade de Planaltina em Brasília DF, na época conhecida pela violência e prostituição na capital do país.

            Com o passar dos tempos, o trabalho destas pessoas já citadas, a inserção de jovens através do esporte (chegando a ter três times na cidade: Planaltina, Planaltão e Desportiva ), a intervenção do poder público com a implantação de órgãos administrativos, de educação, saúde e assistência social, foram desmistificando essa “fama” e, principalmente pelo jeito despojado, livre e alegre de seu povo, o bairro se fortaleceu tornando-se nesta efervescência cultural.  

            Esse fortalecimento cultural também foi responsável para o desenvolvimento econômico e social. Hoje temos um bairro com um pujante setor de comércio bem diversificado e destaque didático-pedagógico de seus moradores, como exemplo o jovem Cassio Alexandre, Médico Veterinário concluindo Mestrado no estado da Bahia e já cumprindo com o verdadeiro papel social do universitário, ou seja, buscar o conhecimento e retornar para sua “aldeia” ajudando no seu desenvolvimento de seu povo. Kassio Alexandre implantou no seu bairro uma casa de produtos agropecuários “Agrogurguéia” onde além do comércio, presta seus serviços veterinários ajudando com orientações e informações técnicas.

O evento

            O evento realizado nesta sexta teve início a partir das 7:00h com várias atividades: torneio de dominó, torneio de baladeira (estilingue) bingo simbólico, rodada de pião, rodada de pateca, chegada do pau de sebo acompanhado de sanfoneiros etc.

            A partir das 19:30 horas a população pode assistir alguns palestrantes e contadores de histórias, contos e anedotas, seguido de “quebra de quintas”, pau de sebo entre outras

            Como convidados: o Professor e Radialista Ronaldo Figueiredo discorrendo sobre cultura, A Professora Alice Fonseca representando a Universidade Aberta e os contadores e histórias e anedotas: Netinho de Aurélio e Silvino Lago.

            O aludido projeto ganhou mais notoriedade, mais diversidade, graças ao apoio da Câmara de Vereadores e da Universidade Aberta, que, aliás, foi através dos acadêmicos daquela Universidade que foi delineado e executado em parceria com os tradicionais enfrentantes. Amparo Gil por ser acadêmico e vereador, foi o grande responsável na arregimentação de patrocinadores como a própria Câmara através do seu presidente Everaldo Carvalho e outros estabelecimentos e empresários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos