Comunidade Brejão festeja Todos os Santos e produz documentário para o IPHAN

Comunidade Brejão festeja Todos os Santos e produz documentário para o IPHAN

Gravações | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comunidade Brejão dos Aipins (21 km da sede do município), denominada quilombola, festeja Todos os Santos tendo como dia 1º de novembro a derrubada do mastro e encerramento do festejo.

Neste ano de 2013, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas Seccção Pi ? ABD-Pi esteve na comunidade durante dez dias para registrar a devoção dessa comunidade, sua cultura e tradição, costumes e crenças.

O documentarista Roberto Sabóia da ABD PI informou que este trabalho é uma parceria com o IPHAN ? Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que é o inventário das comunidades quilombolas do Piauí. O documentário produzido é financiado pelo órgão e que fará parte do inventário nacional, sendo lançado 5 DVDs, cada um de uma comunidade diferente (o projeto envolve 5 comunidades quilombolas piauienses), além de ser lançado também um livro contando a história da comunidade com ilustrações. Segundo o documentarista, o mais importante deste trabalho não é exatamente do documentário de 15 minutos, mas o registro que fica para pesquisa, pois em média são gravadas 10 horas de imagens e áudio que ficará disponível na biblioteca do IPHAN, onde em qualquer período que alguém precisar fazer um estudo sobre a comunidade, busca no IPHAN e terá todo acervo à disposição.

Quanto ao filme serão produzidas 1.000 cópias sendo 500 distribuídas na comunidade e as demais serão enviadas para pesquisadores e Ministério da Cultura. Além do mais, a ABD inscreverá esse filme em festivais, onde a Associação se compromete a reverter todo e qualquer prêmio conquistado para a comunidade, visto que a Associação não faz cinema, apenas registro.

Roberto Sabóia disse que a partir de agora será feito a edição do trabalho e após a conclusão, voltará na comunidade com o filme pronto para receber a aprovação ou correção dos moradores, se os nomes estão corretos etc.

Brejão dos Aipins agora estará nacionalmente registrado. A nível local, a comunidade tem tido um acompanhamento mais presente, pois o vice-prefeito José Carlos é filho da comunidade e tem buscado incessantemente melhorias para seu povo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES