Comunidade denuncia fechamento e abandono de Escola Rural

Comunidade denuncia fechamento e abandono de Escola Rural

Escolar Rural do Poço | Reprodução facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

         A Secretaria Municipal de Educação justificando contenção de gastos implantou o “sistema de nucleação de escolas rurais” com o fechamento de três estabelecimentos. Essa medida tem causado muita insatisfação para as mães dessas comunidades, visto que são crianças do Ensino Fundamental Menor que ao invés de estudar próximo de casa, terão que se deslocar para outra comunidade.

         Isso deixa claro que um dos critérios para fechamento de uma escola não está em consenso que é o aval da comunidade. Também não há parecer do Conselho de Educação.

         Esta semana nas redes sociais, (aliás, tem sido a ferramenta onde a população reivindica ações e relatam seus anseios etc.) moradores da comunidade Poço denunciou o fechamento de escola e o consequente abandono dos prédios onde algumas moradoras estão por conta própria tentando amenizar a situação limpando aos arredores. Denunciam ainda saques de alguns materiais da escola.

Posição da Secretaria

Questionada sobre essa denúncia de saques de material a Secretaria Delaice Guerra disse que não houve, na verdade esses materiais foram recolhidos.

Sobre o destino do prédio a secretária disse que será colocado a disposição da comunidade para ser utilizado de forma coletiva, citou o exemplo do prédio da Comunidade Cupins onde a Secretaria de Ação Social utilizará para implantar programas sociais. No caso da Comunidade Poço ela disse que programas como Brasil Alfabetizado, Projovem entre outros poderão ser implantados lá. Disse ainda que pelo fato de ser proibido pelo MEC a transferência de material, computadores e ponto de internet ficarão também para uso da comunidade que receberá ainda suporte da Secretaria de Educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES