Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI

A PR Paranaguá é uma referência no Extremo Sul Piauiense na produção de machos e fêmeas das raças Nelore, Girolanda, Gir e Dorpe com um trabalho de excelência em genética.

Público durante as palestras | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

            Neste sábado 11 de junho o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com a PR PARANAGUÁ promoveram na Faz. Uberlândia em Parnaguá um Dia de Campo com a temática “Melhoramento Genético”.

            A PR Paranaguá é uma referência no Extremo Sul Piauiense na produção de machos e fêmeas das raças Nelore, Girolanda, Gir e Dorpe com um trabalho de excelência em genética. O SENAR por sua vez tem a missão de realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, na busca de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, atualmente com vários ténicos como Engenheiros Agrônomos, Veterinários entre outros profissionais prestando Assistência técnica a produtores e criadores em várias cidades da região. O público alvo deste evento foi justamente esses produtores assistidos pelo SENAR de várias cidades circunvizinhas como Redenção do Gurguéia, Curimatá, Corrente, Parnaguá, Avelino Lopes entre outras.

O Evento

Na composição da mesa, o anfitrião do evento, Sr. Paulo Rogério, médico veterinário e proprietário da PR Paranaguá Agropecuária que além das boas vindas, falou da necessidade de engajamento da família no negócio pra nos dar a certeza de continuidade do processo.

O Secretário de Agricultura de Parnaguá, Sr. Calmon, disse que a região tem as melhores terras, os melhores rebanhos e com o apoio do SENAR a região tende a continuar nessa pujança crescente. Participou também o Secretário de Agricultura de Corrente PI Sr. Flávio Rivelino, o Coordenador Regional Marcelo Chaves e Josenildo Oliveira, Coordenador de Campo / SENAR.

O Coordenador do SENAR, Silvio Brito fez uma explanação do trabalho do órgão em todo estado com os resultados nas áreas trabalhadas.

A parte técnica propriamente dita ficou por conta do Professor PHD em Zootecnia – Professor Hermogênes Santana da UESPI (parceira nesta empreitada), uma verdadeira aula de como melhorar o rebanho. Informações técnicas com linguagem popular, metodologia de ensino para todos os níveis de conhecimento.

            Fechando as falas, o ex Diretor da UESPI (Campus de Corrente) Sr. João Rocha Mascarenha teceu elogios à apresentação do Prof. Hermogênes fazendo também um histórico de avanços da região como a implantação da Universidade, tecnificando a criação bovina, com destaque aos pioneiros, entre eles o Dr. Hélio Paranaguá, os verdadeiros bandeirantes e a alegria dele com as novas gerações como o Veterinário Paulo Rogégio, na continuidade deste legado tão importante.

Na prática, foram apresentados animais das raças nelore, Girolanda, Gir e Holandesa em várias fases, resultado de transferência de embrião, inseminação e monta natural. 

Parte dos animais será exposta na Expo-Corrente entre os dias 12 e 17 de julho de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES