Neste sábado 11 de junho o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com a PR PARANAGUÁ promoveram na Faz. Uberlândia em Parnaguá um Dia de Campo com a temática “Melhoramento Genético”.

            A PR Paranaguá é uma referência no Extremo Sul Piauiense na produção de machos e fêmeas das raças Nelore, Girolanda, Gir e Dorpe com um trabalho de excelência em genética. O SENAR por sua vez tem a missão de realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, na busca de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, atualmente com vários ténicos como Engenheiros Agrônomos, Veterinários entre outros profissionais prestando Assistência técnica a produtores e criadores em várias cidades da região. O público alvo deste evento foi justamente esses produtores assistidos pelo SENAR de várias cidades circunvizinhas como Redenção do Gurguéia, Curimatá, Corrente, Parnaguá, Avelino Lopes entre outras.

O Evento

Na composição da mesa, o anfitrião do evento, Sr. Paulo Rogério, médico veterinário e proprietário da PR Paranaguá Agropecuária que além das boas vindas, falou da necessidade de engajamento da família no negócio pra nos dar a certeza de continuidade do processo.

O Secretário de Agricultura de Parnaguá, Sr. Calmon, disse que a região tem as melhores terras, os melhores rebanhos e com o apoio do SENAR a região tende a continuar nessa pujança crescente. Participou também o Secretário de Agricultura de Corrente PI Sr. Flávio Rivelino, o Coordenador Regional Marcelo Chaves e Josenildo Oliveira, Coordenador de Campo / SENAR.

O Coordenador do SENAR, Silvio Brito fez uma explanação do trabalho do órgão em todo estado com os resultados nas áreas trabalhadas.

A parte técnica propriamente dita ficou por conta do Professor PHD em Zootecnia – Professor Hermogênes Santana da UESPI (parceira nesta empreitada), uma verdadeira aula de como melhorar o rebanho. Informações técnicas com linguagem popular, metodologia de ensino para todos os níveis de conhecimento.

            Fechando as falas, o ex Diretor da UESPI (Campus de Corrente) Sr. João Rocha Mascarenha teceu elogios à apresentação do Prof. Hermogênes fazendo também um histórico de avanços da região como a implantação da Universidade, tecnificando a criação bovina, com destaque aos pioneiros, entre eles o Dr. Hélio Paranaguá, os verdadeiros bandeirantes e a alegria dele com as novas gerações como o Veterinário Paulo Rogégio, na continuidade deste legado tão importante.

Na prática, foram apresentados animais das raças nelore, Girolanda, Gir e Holandesa em várias fases, resultado de transferência de embrião, inseminação e monta natural. 

Parte dos animais será exposta na Expo-Corrente entre os dias 12 e 17 de julho de 2022.

Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 1

Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 2Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 3Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 4Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 5Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 6Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 7Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 8Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 9Dia de Campo na Fazenda Uberlândia em Parnaguá PI - Imagem 10