Educação Municipal em Luto. Morre uma das primeiras Professoras

Educação Municipal em Luto. Morre uma das primeiras Professoras

Professora Hilda Nogueira | Rede social familiar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Educação Municipal em Luto. Morre uma das primeiras Professoras de Redenção do Gurguéia

            Faleceu nesta tarde de sexta-feira dia 26 de fevereiro  em Brasília (onde morava) a Senhora Hilda Nogueira ou Hilda de Feliciano como era conhecida também em Redenção.

            Uma das primeiras professoras desta cidade e responsável pela alfabetização de muitos hoje profissionais em diversas áreas.

            Hilda Nogueira era de uma época onde lecionar era muito mais uma questão de vocação do que profissão. Prova disso era os locais inusitados e totalmente fora dos padrões atuais em que lecionava como, por exemplo, no terreiro da sua casa na Av. Álvaro Mendes à sombra de três pés de figueira, sem muro, sem portas, sem janelas, sem teto, sem ar condicionado, mas com a autonomia de uma professora que cativava a atenção e o respeito dos seus alunos.

            Entre tantos outros alfabetizados por Dona Hilda, relato aqui a deferência do saudoso Professor Francisco Messias dos Santos, conhecido como Professor Chiquim que acredito ter sido um dos maiores admiradores e seguidores do método de ensino da sua professora.

            Em 2002 na sua formatura do Curso de História pela Universidade Estadual do Piauí, (onde este colunista também era formando em outro curso) ouvi do Professor Chiquim “infelizmente Dona Hilda mora muito distante e também não tenho condições de arcar com a viagem dela até aqui, se tivesse realizaria um sonho que sempre tive: tê-la como madrinha de formatura em um curso superior”.

            Francisco Messias se tornou professor concursado das redes Municipal e Estadual, dono de um carisma peculiar e muito respeitado entre os colegas até falecer vítima de um aneurisma.

            Dona Hilda faleceu aos 87 anos, construiu uma família de 7 filhos, porém deixa 6 filhos. Luiz Nogueira seu primogênito já havia falecido em 2005.   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES