mais

Faleceu D. Gessi, referência em saúde de Redenção do Gurguéia

O velório está acontecendo em sua residência, localizada na Av. Álvaro Guimarães e o sepultamento será nesta terça-feira, no cemitério local

Faleceu D. Gessi, referência em saúde de Redenção do Gurguéia
Escelsa, Dona Gessi e Toinha de Nelson | Ponto de Cultura

            Faleceu nesta manhã de segunda-feira dia 29 de julho, Dona MARIA GESSI SIRQUEIRA GUIMARAES conhecida por muitos como “Gessi de Quitin” e por tantos outros como Mãe Gessi...

            Referência em saúde numa Redenção de pouco tempo atrás, exerceu diversos papéis na área, voluntariamente. Sem formação acadêmica, mas com experiência e conhecimento de técnicas, manobras e uso de ervas no ciclo de gestação, parto e pós-parto, Dona Gessi fazia o papel do enfermeiro no acompanhamento da gestação, do médico, no momento do parto, do pediatra e auxiliares de enfermagem no pós parto como o primeiro banho e cuidados com o recém nascido entre outras atribuições.

            Há 10 anos, em um documentário para o Ponto de Cultura, D. Gessi disse não fazer ideia da quantidade de crianças que ajudou a nascer, sabe apenas que foram vários inclusive muitos netos. Naquela oportunidade, ao seu lado estavam a filha Escelsa e a vizinha e comadre “Toinha de Nelson Martins”, as quais tiveram alguns de seus filhos nascidos com o apoio da “Parteira Gessi”.

            Ao longo dos seus quase 90 anos, que seriam completados em 30 de dezembro de 2020, Dona Gessi praticou boas ações, deixando um legado de amor ao próximo, solidariedade e uma valiosa colaboração no desenvolvimento desta cidade.

            O velório está acontecendo em sua residência, localizada na Av. Álvaro Guimarães e o sepultamento será nesta terça-feira, no cemitério local.



Faleceu D. Gessi, referência em saúde de Redenção do Gurguéia - Imagem 1
Faleceu D. Gessi, referência em saúde de Redenção do Gurguéia - Imagem 2
Faleceu D. Gessi, referência em saúde de Redenção do Gurguéia - Imagem 3


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail