Faleceu D. Gessi, referência em saúde de Redenção do Gurguéia

O velório está acontecendo em sua residência, localizada na Av. Álvaro Guimarães e o sepultamento será nesta terça-feira, no cemitério local

Escelsa, Dona Gessi e Toinha de Nelson | Ponto de Cultura
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

            Faleceu nesta manhã de segunda-feira dia 29 de julho, Dona MARIA GESSI SIRQUEIRA GUIMARAES conhecida por muitos como “Gessi de Quitin” e por tantos outros como Mãe Gessi...

            Referência em saúde numa Redenção de pouco tempo atrás, exerceu diversos papéis na área, voluntariamente. Sem formação acadêmica, mas com experiência e conhecimento de técnicas, manobras e uso de ervas no ciclo de gestação, parto e pós-parto, Dona Gessi fazia o papel do enfermeiro no acompanhamento da gestação, do médico, no momento do parto, do pediatra e auxiliares de enfermagem no pós parto como o primeiro banho e cuidados com o recém nascido entre outras atribuições.

            Há 10 anos, em um documentário para o Ponto de Cultura, D. Gessi disse não fazer ideia da quantidade de crianças que ajudou a nascer, sabe apenas que foram vários inclusive muitos netos. Naquela oportunidade, ao seu lado estavam a filha Escelsa e a vizinha e comadre “Toinha de Nelson Martins”, as quais tiveram alguns de seus filhos nascidos com o apoio da “Parteira Gessi”.

            Ao longo dos seus quase 90 anos, que seriam completados em 30 de dezembro de 2020, Dona Gessi praticou boas ações, deixando um legado de amor ao próximo, solidariedade e uma valiosa colaboração no desenvolvimento desta cidade.

            O velório está acontecendo em sua residência, localizada na Av. Álvaro Guimarães e o sepultamento será nesta terça-feira, no cemitério local.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES