Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades

Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades

Dupla Willian Lima e André Viola | Reprodução facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na cidade de Redenção do Gurgueia, neste ano de 2017, as festividades do Padroeiro Bom Jesus da Lapa aconteceram de maneira diferente e esse diferencial se deve a Ferira da Cidadania, promovida pelo Instituto Conhecer Brasil em parceria com o Conselho Nacional do SESI e a Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI que contemplou as cidades de Gilbués, Avelino Lopes, Curimatá e Redenção do Gurguéia. Um movimento que muito acrescentou e que nos eleva a um nível significativo no desenvolvimento sociocultural do município tendo em vista que além das ações assistenciais e de cidadania como emissão de certidão de nascimento, cédula de identidade e CPF, os cidadãos puderam realizar consultas médicas bem como várias expressões culturais traduzidas na música, poesia, artes cênicas e na culinária. Uma ação que certamente influenciará positivamente o intelecto do povo redencense.

A Feira contou também com a exposição dos trabalhos literários “ Se os olhos falassem” do escritor redencense Edivaldo Borges e “Existe uma Moema em cada mulher” da escritora anisiense Maricélia Carneiro que esteve presente nos dois primeiros dias.

Na oportunidade a escritora aproveitou para conhecer o também escritor Manoel Lopes da localidade Barracão e encantou-se com a história de vida do escritor e seu jeito peculiar de fazer escrita.

Num breve encontro com a professora Lucirene Fernandes, de maneira informal Maricélia Carneiro falou do projeto FLOR, qual ela, embora não o conhecesse a fundo, avaliou o projeto como maravilhoso. Segundo Maricélia, o “Projeto é maravilhoso por trazer o ideal da arte e o ideal da arte está destinado a proteger as tradições culturais e constituir uma espécie de equilíbrio entre as tradições e os tempos modernos”. Parabenizou a autora do projeto (Lucirene Fernandes) e disse: “bom é aprender e ensinar que a arte não tem partido e é o único ponto de reunião onde todas as opiniões se juntam e todas as ideias são validas e exatamente por isso não há nada mais forte e poderoso do que a junção de todas as expressões culturais” afirmou a escritora.

No decorrer dos festejos, outras atividades foram executadas com as tradicionais festas dançantes e o emblemático Dia do Vaqueiro (dia 18) com a Tradicional Cavalgada, este ano na sua quinta edição com algumas alterações no percurso (cavalgada ecológica, participação de aboiadores da região e festa em praça pública, graças a um subsídio financeiro viabilizado pela deputada Estadual Liziê Coelho). O prefeito Macaxeira em seu discurso expressou gratidão aos amigos que vieram de outras cidades para as comemorações festivas.

O festejo encerrou oficialmente nesta segunda-feira com a tradicional Festa dos Velhos que tem como objetivo angariar fundos para as obras assistenciais da Igreja Católica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES