Na cidade de Redenção do Gurgueia, neste ano de 2017, as festividades do Padroeiro Bom Jesus da Lapa aconteceram de maneira diferente e esse diferencial se deve a Ferira da Cidadania, promovida pelo Instituto Conhecer Brasil em parceria com o Conselho Nacional do SESI e a Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI que contemplou as cidades de Gilbués, Avelino Lopes, Curimatá e Redenção do Gurguéia. Um movimento que muito acrescentou e que nos eleva a um nível significativo no desenvolvimento sociocultural do município tendo em vista que além das ações assistenciais e de cidadania como emissão de certidão de nascimento, cédula de identidade e CPF, os cidadãos puderam realizar consultas médicas bem como várias expressões culturais traduzidas na música, poesia, artes cênicas e na culinária. Uma ação que certamente influenciará positivamente o intelecto do povo redencense.

A Feira contou também com a exposição dos trabalhos literários “ Se os olhos falassem” do escritor redencense Edivaldo Borges e “Existe uma Moema em cada mulher” da escritora anisiense Maricélia Carneiro que esteve presente nos dois primeiros dias.

Na oportunidade a escritora aproveitou para conhecer o também escritor Manoel Lopes da localidade Barracão e encantou-se com a história de vida do escritor e seu jeito peculiar de fazer escrita.

Num breve encontro com a professora Lucirene Fernandes, de maneira informal Maricélia Carneiro falou do projeto FLOR, qual ela, embora não o conhecesse a fundo, avaliou o projeto como maravilhoso. Segundo Maricélia, o “Projeto é maravilhoso por trazer o ideal da arte e o ideal da arte está destinado a proteger as tradições culturais e constituir uma espécie de equilíbrio entre as tradições e os tempos modernos”. Parabenizou a autora do projeto (Lucirene Fernandes) e disse: “bom é aprender e ensinar que a arte não tem partido e é o único ponto de reunião onde todas as opiniões se juntam e todas as ideias são validas e exatamente por isso não há nada mais forte e poderoso do que a junção de todas as expressões culturais” afirmou a escritora.

No decorrer dos festejos, outras atividades foram executadas com as tradicionais festas dançantes e o emblemático Dia do Vaqueiro (dia 18) com a Tradicional Cavalgada, este ano na sua quinta edição com algumas alterações no percurso (cavalgada ecológica, participação de aboiadores da região e festa em praça pública, graças a um subsídio financeiro viabilizado pela deputada Estadual Liziê Coelho). O prefeito Macaxeira em seu discurso expressou gratidão aos amigos que vieram de outras cidades para as comemorações festivas.

O festejo encerrou oficialmente nesta segunda-feira com a tradicional Festa dos Velhos que tem como objetivo angariar fundos para as obras assistenciais da Igreja Católica.

Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades  - Imagem 1

Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades  - Imagem 2

Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades  - Imagem 3

Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades  - Imagem 4

Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades  - Imagem 5

Festejos do padroeiro de Redenção: Veja um resumo das festividades  - Imagem 6