Ministério da Saúde bloqueia repasse de verbas para Redenção do Gurguéia

Ministério da Saúde bloqueia repasse de verbas para Redenção do Gurguéia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação administrativa em Redenção não é das melhores, primeiro a Conta/Salário da Educação ? FUNDEB foi bloqueada para garantir pagamento de trabalhadores em Educação, depois o próprio FPM para garantir pagamento de precatórios, agora repasse federal destinado a saúde fora bloqueado.

O Ministério da Saúde bloqueou o repasse de R$ 6,5 milhões de recursos destinados a ações de vigilância e promoção da saúde em 242 cidades do país. O Piauí é terceiro Estado com mais municípios afetados pela medida (22 prefeituras), empatado com o Pará e atrás apenas de Rio Grande do Sul (69) e Minas Gerais (24).

Uma parte do bloqueio ocorreu devido a irregularidades na alimentação do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam). Eles são usados pelo governo para monitorar as condições do sistema de saúde e na definição de políticas.

Portaria publicada no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (27) suspendeu a transferência de R$ 4,8 milhões para 134 municípios. Estão nessa lista 19 municípios piauienses, entre eles Redenção do Gurguéia.

Segundo o Ministério da Saúde, por terem aderido ao Pacto pela Saúde, em 2006, esses municípios devem manter os sistemas atualizados, sob pena de terem o repasse de verbas suspenso até regularizarem a situação.

As prefeituras citadas não cumpriram essa regra. Se a atualização for feita em até 90 dias, as cidades voltam a receber os recursos. Caso demore mais de 90 dias, é feito apenas o desbloqueio, sem transferência retroativa dos valores não repassados.

Com informações do Portal AZ



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES