Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Redenção completará 49 anos neste 05 de dezembro, conheça mais sobre o município.

Redenção completará 49 anos neste 05 de dezembro, conheça mais sobre o município.
Entrada da cidade | 2º Ano B e Cleres Marques
Compartilhe

Histórico do Município de Redenção do Gurguéia

O município tem origem no povoado Raposa em homenagem ao animal do mesmo nome, que segundo informe dos antepassados, existia em profusão. Os primeiros moradores foram os Srs. João Nogueira de Carvalho, Francisco Nogueira, Teodoro Pereira e Valentim Ribeiro Leite, que aqui chegaram egressos das bandas de Parnaguá e Corrente, como reforço a posição defensiva do Coronel João Francisco da Rocha, senhor de escravo e das terras da vizinhança que tivera a sua fazenda a 6 km do povoado.

Os habitantes eram todos de cultura a mais rudimentar, de vocação voltada única e exclusivamente para atividades agropastoris, fato este que muito contribuiu para a inapetência de seus descendentes. Até meados de 1970 não existia sequer um filho de Redenção do Gurguéia com curso superior.

O povoado Raposa teve a sua mudança de nome por influencia do Padre Pedro Sanchez, por ocasião da celebração da primeira Missa em 1930, tendo a frente o folclórico Senhor Antonio Pereira que construiu a capelinha em homenagem ao Senhor bom Jesus da Lapa, eleito padroeiro do lugar, em 20 de agosto do mesmo ano. Daí a mudança do nome de Raposa para Redenção, que significava ?salvação?.

Mais tarde, já em 1962, um Projeto de Lei da Câmara Municipal de Bom Jesus, município a que pertencia o povoado de Redenção, por iniciativa do Vereador Joaquim Rosal Sobrinho, foi acrescido o adjunto adnominal ?do Gurguéia?, passando assim o antigo povoado Raposa, posteriormente Redenção, a chamar-se Redenção do Gurguéia.

A seguir eclodiu o movimento da emancipação política e, através das lideranças políticas, o Sr. José Dário dos Santos, líder político de Redenção do Gurguéia; o Sr. Joaquim Santos Piauilino, Prefeito de Bom Jesus e o Deputado Sebastião Leal. Redenção do Gurguéia foi emancipada através da Lei 2.354 de 05 de dezembro de 1962, registrando-se a instalação oficial do novo município em 26 de dezembro do mesmo ano com a posse do seu primeiro Prefeito nomeado Coronel Joaquim Ferreira e, mais tarde o Prefeito eleito José Dário dos Santos.

Redenção do Gurguéia é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 09º29"12" sul e a uma longitude 44º35"11" oeste, estando a uma altitude de 292 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.374 habitantes. Possui uma área de 2437,4 km²

Com imagens da turma do 2º ano B do E. Médio sob coordenação do Professor Cleres Marques














Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar