Redenção do Gurguéia e as sequelas causadas pela ganância por poder

Redenção do Gurguéia e as sequelas causadas pela ganância por poder

Junivaldo Pereira, Prefeito Interino | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“A expressão “redenção” origina-se do ato de soltura de um escravo, que ocorria no primeiro século, mediante o pagamento de um preço. A palavra foi emprestada pelos cristãos da igreja primitiva para designar a libertação da escravidão do pecado por meio da obra redentora de Jesus Cristo.”

Em 1930 o Padre Pedro Sanchez deu o nome de Redenção ao povoado ora chamado de Raposa. Não sabia ele que uma parcela da população desconheceria mais tarde o ato de redimir.

Em 1991 com a força do povo e contra as forças políticas “no poder,” Joaquim Fonseca se tornou um Prefeito ávido por construir, o que na época incomodou muita gente com pretensões de retornar ao poder. Naquela oportunidade (em seus aproximados 2 anos de mandato) a cidade viveu a euforia de alternância de poder entre uma liminar e outra até que em 21 de abril de 1991 o cassaram em definitivo com um tiro de 12 pelas costas.

Em 2013 também contrariando o mesmo grupo político derrotado em novembro de 1988, Delano Parente assumiu o poder executivo do município e com a mesma avidez por trabalho, por desenvolvimento, vem sofrendo constantes incômodos, ora judiciais, sociais (redes sociais) e até familiar.

Os prejuízos ocorridos em função desse processo de cassação que ora se inicia, só com o tempo conseguiremos medir.

Até que ponto as aproximadamente 20 obras em andamento no município serão prejudicadas, os programas na área da educação, saúde, os contratos com os 8 médicos que atuam na cidade entre outros projetos em andamento ou em fase de convênio.

É importante frisar que não se generaliza tudo nem todos nesse mesmo arcabouço de loucura por poder. O médico Macaxeira que se quer viveu politicamente aquele momento trágico de 1991 e parece não comungar com algumas metodologias arcaicas de luta pelo poder.

A preocupação maior é com os prejuízos causados na cidade por esta briga judicial que o médico Dr. Dorieudes Silva ao desistir da sua candidatura classificou de “3º Turno das Eleições Municipais”.

Em pronunciamento na Rádio Redenção FM em 2012, Dorieudes disse que o apoio do povo é importante, no entanto em se tratando de Redenção ele não teria estrutura jurídica (advogados na família) influência em Teresina ou Brasília pra rebater aqueles que têm suas vidas intrinsecamente ligadas ao poder local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES