Cidade em meio a sujeira pela falta de limpeza pública

Cidade em meio a sujeira pela falta de limpeza pública

lixão a três metros do portão da escola | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A batida frase de que ?cidade limpa, povo civilizado? em Redenção só a última metade é verdadeira.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saneamento como o controle de fatores que atuam sobre o meio ambiente e que exercem, ou podem exercer, efeitos prejudiciais ao bem-estar físico, mental ou social do homem.

De acordo com o art. 30 da Constituição Federal, cabe à administração municipal a responsabilidade pela gestão dos serviços de interesse local, como a coleta e o destino final adequado de todo o lixo gerado no município.

A Prefeitura é responsável pela coleta, destino final, controle e fiscalização do lixo domiciliar, comercial e público.

Pois um serviço adequado de limpeza pública promove a melhoria no padrão de vida e de saúde da população, melhoria nos aspectos estéticos e ambientais da cidade e também melhoria na economia do município.

Redenção do Gurguéia, vem passando por um verdadeiro caos nestes últimos tempos no que compreende serviços públicos básicos essenciais a população, como a falta de segurança pública, atendimento hospitalar, iluminação pública entre outras. No entanto as imagens que você vê nesta matéria dão uma noção do descaso com a limpeza pública. Considerando que o ciclo do feijão varia entre 90 e 100 dias, vê essa planta em produção em uma rua com calçamento (a mesma do Hospital, e do colégio Marcos Parente), uma das principais do centro é a prova cabal do que escrevemos, assim como os pés de abobora, jerimum e mamona na Rua Paraguai (a mesma do Fórum). No entanto, nada é mais estarrecedor do que a montanha de lixo acumulado na frente da Unidade Escolar Dirceu Arcoverde (3 metros do portão de entrada) e que fica a menos de 50 metros do Posto de Saúde Olavo Guerra. Esse lixo/entulho de tanto tempo acumulado, foi passando por um processo de ?compostagem? e o mato foi nascendo e se desenvolvendo sobre o lixo que se transformou em um bom composto orgânico. As reei Enquanto isso, crianças que adentram todos os dias naquela escola, que lição aprendem sobre ecologia, meio ambiente, combate a dengue, etc. etc. etc.

As reivindicações por parte da diretoria da escola ao órgão competente foram várias, porém sem sucesso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES