Semar e municípios com mais queimadas definem estratégias para diminuir incêndios

Semar e municípios com mais queimadas definem estratégias para diminuir incêndios

Reunião sobre Cerrado | (Foto:Ascom Semar)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e gestores de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena estiveram reunidos para definir as atribuições dos municípios junto ao Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Piauí (Procerrado).

O projeto, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, prevê o investimento de cerca de US$ 4 milhões, provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), por meio do Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro. O ministério fará a supervisão técnica das ações e a Fundação Agente, entidade não governamental e sem fins lucrativos, é a responsável pela administração financeira dos recursos de doação ao Projeto, que tem duração de até quatro anos.

“O Procerrado é importante para a redução dos problemas que o cerrado enfrenta com queimadas e desmatamento e os municípios-alvo do projeto concentram em média 30% de todos os focos de calor para o Estado do Piauí, por isso foram os escolhidos. A Semar já assinou acordo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), onde está prevista a construção de um núcleo de recuperação de áreas degradadas no município de Uruçuí e a capacitação de alunos que vão atuar no estudo e desenvolvimento de ações a serem implementadas nas áreas mais afetadas. Hoje estamos definindo com os municípios a forma como cada um vai atuar no projeto, como a implantação de brigadas de incêndio, por exemplo”, enfatiza o secretário Mário Ângelo de Meneses.

Ações de combate ao desmatamento e queimadas no Cerrado já estão em curso e equipes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) finalizaram recentemente vistoria ao Projeto. As visitas abrangeram os municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves para apresentação e definição de atribuições junto aos gestores locais, ação importante para garantir o sucesso do projeto no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES