Após igreja ter sido invadida, bispo realizará ato solene de desagravo a Jesus em Santa Rosa do Piauí

Após igreja ter sido invadida, bispo realizará ato solene de desagravo a Jesus em Santa Rosa do Piauí

Sacrário de igreja é roubado em Santa Rosa. | Divulgação/PM de Santa Rosa do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bispo da diocese de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, convida todos os fieis católicos da cidade de Santa Rosa do Piauí e os padres das paróquias que integram a diocese de Oeiras, para participarem de um ato solene de desagravo a Jesus na Eucaristia, que será celebrado no próximo sábado (08) às 18h na matriz de Santa Rosa de Lima, na cidade de Santa Rosa do Piauí.

Entenda o caso

No dia 28 de janeiro por volta das 8h foi roubado o sacrário conteúdo as hóstias consagradas da Igreja Santa Rosa de Lima na cidade de Santa Rosa do Piauí. A secretária paroquial ao entrar na Igreja às 10h30 e percebendo o desaparecimento do sacrário comunicou o fato ao padre Julielmo Marques Castelo Branco. O religioso registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia que passou a investigar o caso.

No mesmo dia 28 de janeiro do corrente ano, por voltadas 5h30 a polícia conseguiu localizar um suspeito, com informações repassadas por testemunhas, informando ter visto um homem em atitude suspeita saindo da Igreja levando uma caixa. A polícia prendeu o suspeito Francisco de Sousa (40 anos), conhecido por Majô, que confessou o roubo. O acusado disse que comeu as hóstias consagradas e havia enterrado no cemitério local o sacrário e as âmbulas.

Os policias conduziram o acusado até o cemitério para averiguar a veracidade das informações que foram constatadas. Francisco de Sousa (foto acima) disse que não tinha a intenção de roubar os objetos da Igreja e que agiu sob efeito de medicamentos. “Tomei cinco comprimidos de diazepan”, argumentou o acusado. O prejuízo ultrapassa R$ 3.000,00.

Leia abaixo na íntegra, nota circular assinado por Dom Juarez Sousa da Silva

A Diocese de Oeiras lamenta com profunda tristeza e comoção o ato de vandalismo e profanação à Santíssima Eucaristia, ocorrido na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Piauí, quando no dia 28 de janeiro, de forma desrespeitosa e agressiva o templo foi violado, o Sacrário foi extraído de seu local e as hóstias consagradas desaparecidas. Após denúncia feita pelo pároco Revmo. Pe. Julielmo Marques Castelo Branco às autoridades locais, e diligente busca, o Sacrário foi encontrado enterrado no cemitério da cidade.

A Eucaristia é a “Fonte e o Ápice de toda a vida cristã”. Nela contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”. (cf. LG 11)

Portanto, para os cristãos católicos a Eucaristia tem um valor inestimável, pois realizada por Cristo na cruz, é sacrifício de ação de graças e louvor ao Pai pela obra da criação; é memorial da Páscoa da morte e ressurreição de Cristo, e proclamação das maravilhas que Deus realizou por todos os homens e mulheres; é presença real de Cristo pelo poder da sua Palavra e do seu Espírito. No Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão “contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Cf. CIC 1358)

Por assim acreditar, o povo de Deus que está na Paróquia de Santa Rosa de Lima, e com esta, toda a Diocese de Oeiras, em comunhão eclesial, encontra-se indignado e comovido com este ato criminoso pelo qual lamentamos, e o repudiamos como delito grave de profanação da Eucaristia e de violação e desrespeito à fé católica. Lamentamos também pela maneira como o caso foi tratado pela Justiça, subestimando a sua gravidade que prejudicou enormemente material, cultural e espiritualmente a comunidade que vive um verdadeiro sentimento de insegurança. Dirigimos nosso apelo às autoridades, para que proporcionem com urgência mais segurança e tranquilidade para a população da cidade.

Em uma sociedade livre, plural e democrática existem espaços de diálogo e de debate para manifestar as próprias opiniões e discordâncias, por isso resulta incompreensível à reta razão e ao sentido ético natural, o ato que foi realizado nesta Paróquia, ferindo a sensibilidade religiosa de quem professa a fé em Cristo, da qual participa a maior parte das pessoas.

Convidamos a todos (as) da paróquia e das demais paróquias da Diocese a que façamos, desde já, orações e penitências e para um ato solene de desagravo a Jesus na Eucaristia e nas pessoas em quem se encontra violado, no dia 08 de fevereiro (sábado), às 18 horas, tendo início na Igreja do Bairro Fazenda e conclusão na Igreja Matriz de Santa Rosa de Lima, com caminhada penitencial, e celebração da Eucaristia.

Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos guarde, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Oeiras, 05 de fevereiro de 2014
+ Juarez Sousa da Silva
Bispo diocesano de Oeiras


FONTE: Portal Vejagora



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES