Retrospectiva 2013: Veja as notícias mais importantes de Santo Antônio de Lisboa nesse ano

Retrospectiva 2013: Veja as notícias mais importantes de Santo Antônio de Lisboa nesse ano

RETROSPECTIVA 2013 | Enio Rudney
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JANEIRO

Lisboense é morta a tiros no local de trabalho

Francisca Iones de Sousa de 45 anos, mais conhecida em Santo Antônio de Lisboa como IONES foi morta no seu local de trabalho, segundo populares, dois homens não identificados e de capacete entraram na EMATER por volta de 9:15 e efetuaram disparos contra a mesma, que não suportou os ferimentos e veio a óbito no local.

FEVEREIRO

Bradesco de Santo Antônio de Lisboa é arrombado

Banco em Santo Antônio de Lisboa é arrombado nessa madrugada (16), o Banco Bradesco no centro da cidade de Santo Antônio de Lisboa distante da capital 324 km, situado na Avenida 7 de Setembro o banco foi vitima de bandidos que adentraram e arrombaram a porta, não foi constatado que foi levado nada, esse é o primeiro registro de arrombamento ao Bradesco dessa cidade.

MARÇO

Policia apreende 305 TVs roubadas na região de Santo Antônio de Lisboa

A Policia Militar de Picos fez a apreensão de 305 TVs de última geração através de uma denuncia anônima em Santo Antônio de Lisboa, O fato aconteceu à 13 Km da cidade de Santo Antônio de Lisboa, próximo ao Km 307, BR 020, que através de uma ligação anônima a policia foi informada sobre as Tvs que estariam escondidas na região.

ABRIL

Dia 9 de Abril foi comemorado o aniversário de Santo Antônio de Lisboa

Dia 9 de Abril Santo Antônio apagou mais uma vela de sua linda história, completando 49 anos de emancipação politica, o atual prefeito do município Francisco de Assis Rocha Cipriano discursou para a população falando um pouco da história do município e destacando as potencialidades e o que ele busca de melhoria para todos os munícipes.

MAIO

Homem ataca cadáver em velório e é preso

Um caso bastante inusitado foi registrado na Central de Flagrantes da cidade de Picos na madrugada de segunda-feira (13) maio. Um homem foi preso por atacar um cadáver durante um velório. O episódio aconteceu no município de Santo Antônio de Lisboa.

?Em quase 30 anos de polícia pensei que já tinha visto tudo em minha vida. Mas realmente esse caso foi muito inusitado. Uma pessoa está em um velório e passar a morder o cadáver eu nunca tinha visto?, relatou espantado o escrivão da polícia civil, Abelardo Oliveira.

JUNHO

Acidente com motos deixa saldo de duas vítimas fatais em Santo Antônio de Lisboa

Um acidente deixou saldo de duas vítimas fatais em Santo Antônio de Lisboa-PI, onde segundo informações coletadas in loco, populares dizem que, dois motociclistas se chocaram vindo a óbito os dois no local, um deles estava com o capacete só que não foi suficiente para evitar a morte, o corpo dos dois ficaram em cima da pista e logo em seguida os dois ainda foram atingidos por um veiculo não identificado, o acidente aconteceu na BR020 KM 386, na entrada/saída da estrada que liga Santo Antônio de Lisboa a Francisco Santos.

AGOSTO

Botijão de Gás vaza e causa pânico em escola municipal

O Unidade Escolar João Rodrigues de Almeida, localizado no Bairro Acampamento teve momentos de tensão no dia 15/08, o botijão vazou e destruiu a cozinha inteira causando correria e desespero entre alunos que estudavam e funcionários que trabalhavam no momento, logo após o fogo tomar conta da cozinha moradores tentaram apagar com água mas sem sucesso, só conseguindo diminuir as chamas utilizando um extintor de incêndio de um Posto de gasolina do mesmo bairro.

População de Santo Antônio de Lisboa se une e fez primeira manifestação na BR 020

A população do Município de Santo Antônio de Lisboa realizará no próximo sábado (24), uma manifestação pacifica pedindo uma maior sinalização e instalação de um redutor eletrônico de velocidade na BR 020 no trecho da entrada da cidade. que é de descida e de péssima visibilidade para motoristas e pedestres.

A manifestação terá inicio logo após a visita de sétimo dia de José Anailton Rodrigues, vitima de acidente no último domingo (18), no trecho sem sinalização. A visita esta marcada para as 7:00h, no cemitério Raimundo Joaquim de Sousa, logo em seguida, os populares sairão com faixas e cartazes em direção a saída da cidade.

De acordo com os moradores do município, no local várias pessoas já perderam a vida, todas vitimas de acidentes de trânsito.

Cerca de quinhentos moradores do município de Santo Antônio de Lisboa, interditaram na manhã de sábado (24) de Agosto a BR 020 no trecho que corta o município. O local ficou conhecido como ?trecho da morte?, devido a vários acidentes com vitimas fatais no local.

Mais uma vítima, mais um acidente no mesmo local

Instantes depois de terminar uma manifestação que pedia melhorias na sinalização da entrada da cidade de Santo Antônio no km 385 da br 020, um gol 1.6 conduzido no sentido Picos-Santo Antônio de Lisboa pelo funcionário público da Agespisa, Waldimiro Batista foi atingido frontalmente por uma carreta que vinha no sentido Fortaleza-Picos deixando o saldo de mais um vítima fatal.

Com Waldimiro vinha sua esposa conhecida por Anaiza de Zé Flor, que foi levada gravimente para um Hospital de Teresina, a sogra Luiza (que faleceu hoje de madrugada) e sua sobrinha, a funcionária da prefeitura da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Lisboa, Evanel Teixeira (filha do funcionário da Eletrobrás, Tunim de Raimundinho) que foram socorridas pela ambulância do Hospital Pedro Vicente do Município e levadas para o Hospital Regional Justino Luz em Picos. Já o condutor do veículo Gol, Waldimiro foi retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros e levado para o necrotério do Hospital Regional em Picos pelo Samu.

Waldimiro retornava de Teresina onde havia participado da festa de formatura de seu filho único Jardel Batista. O deslocamento à Santo Antônio foi para deixar a sogra que residia na cidade.

Morre mais uma vítima do "trecho da morte" em Santo Antônio de Lisboa

Mais um acidente no "trecho da morte" em Santo Antônio de Lisboa, dessa vez por pouco não teve vítima fatal e consequentemente aumentando as estatísticas de acidentes nesse trecho muito perigoso, segundo populares a vítima ate agora não identificada dirigia o carro de reboque da Retífica Brasil de Picos-PI e estava em direção a mesma cidade, quando nesta madrugada por volta de 4, 5 da manhã ele colide com a traseira de uma carreta que estava na mesma direção (faziam o mesmo sentido) destruindo quase por completa a frente do carro, "o motorista ficou preso as ferragens por muito tempo e já estava ficando debilitado por conta do impacto" disse um morador do bairro Acampamento.

SETEMBRO

Caju Fest 2013

A cidade de Santo Antônio de Lisboa está pronta para receber mais uma edição da ?Festa do Caju?, que acontece de 04 a 07 de setembro. A prefeitura municipal na pessoa do prefeito Assis Cipriano e todo sua equipe de governo, preparam uma ampla programação para os Lisbonenses e visitantes de outras cidades.

Com a realização do evento a cidade consegue atrair novos investimentos para fortalecer a economia local. O objetivo do evento segundo a organização é, Divulgar a produção do caju; Promover o desenvolvimento das diversas oportunidades de trabalho, gerando emprego e renda; Atrair investimento para a região e incentivar a industrialização e comercialização do caju.

Governador autoriza obra de novo acesso à Santo Antônio de Lisboa

O governador Wilson Martins abriu, na noite da ultima quarta-feira (4), a IV Feira do Agronegócio e X Exposição Cultural do Caju de Santo Antônio de Lisboa, e autorizou o Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER) a licitar a construção de uma nova pista de acesso à cidade, obra orçada em cerca e R$1,3 milhão.

Acompanhado do prefeito Assis Cipriano, o governador percorreu os estandes montados na praça central e conversou com produtores e empresários que cultivam e beneficiam o caju no município.

Cipriano agradeceu a autorização para a construção de um novo acesso e disse ao governador que o local é conhecido na cidade como ?estrada da morte?, devido a grande quantidade de acidente que registra. ?A estrada é estreita, liga a cidade a uma BR e é lá onde o povo faz caminhada?, disse.

O prefeito revelou ainda que em Santo Antônio de Lisboa morre mais gente de acidente do que de morte natural e pediu o empenho do governador para que a situação seja resolvida.

Para o governador, a situação começará a ser resolvida com a construção de uma nova pista na PI 227. ?Vamos fazer uma estada larga, com uns doze metros de largura e com acostamento, para que a comunidade possa fazer suas caminhadas sem riscos de atropelamento?, disse Wilson Martins.

OUTUBRO

Mais uma manifestação em Santo Antônio, dessa vez no povoado Bem-te-vi

Seguindo o mesmo exemplo dos lisboenses do bairro Acampamento BR020, moradores da localidade Bem-te-vi, na BR 316, fizeram na manhã do sábado (12) de Outubro uma manifestação pedindo redutores de velocidade naquela localidade e também contra a violência no trânsito.

Globo Rural faz reportagem destacando o caju em Santo Antônio de Lisboa

A reportagem destacou a grande baixa nos cajueiros, onde toda a população ativa e produtora de caju sofreu com a grande estiagem. A chuva esperada caiu menos do que era previsto pra época, por consequência disso, o cajueiro mais velho não aguentou e os agricultores resolveram cortar (trocando e arriscando o cajueiro precoce), a cajuína que é um dos derivados do caju também teve sua perda e empresários tendo que trabalhar somente uma ou duas vezes por semana.

Diretor Regional do DNIT visita local onde serão instalados os redutores de velocidade em Santo Antônio de Lisboa

Em mais uma reunião com a comunidade e representante da Prefeitura, o diretor regional do DNIT, Engenheiro Ruberval Isidro, visitou a BR 020 acompanhado dos técnicos da empresa que irá instalar os redutores de velocidades na Travessia da Morte em Santo Antônio de Lisboa. Ele nos informou que está fazendo o possível para realizar as melhorias solicitadas pela comunidade que interditaram a BR de 9 às 17 horas do dia 24 de agosto último com faixas e cartazes pedindo as melhorias no local, uma vez que ali já morreram mais de 20 moradores de acidente de trânsito.

?A reunião foi proveitosa pois o Dr. Ruberval Isidro nos disse que foi liberado somente um redutor para o local mas após a visita ao local com os técnicos constataram que é necessário dois aparelhos e que ele irá ligar para o diretor geral do DNIT em Teresina, Dr. Sebastião pedindo para enviar os dois aparelhos? - Afirmou o morador e comerciante do bairro Acampamento, Edimilson Rodrigues.

NOVEMBRO

Mulher é presa com várias pedras de crack em SAL

Por volta das 20:00 do dia 8 de Novembro, uma mulher de aparentemente 50 anos foi presa na cidade de Santo Antonio de Lisboa-PI, a mesma reside na cidade de Francisco Santos-PI, a policia notou algo suspeito e abordou a senhora e na abordagem o SD PM Claudison encontrou 15 papelotes de crack já no ponto de serem comercializados e também uma pequena quantia em dinheiro que serviria de troco, a mulher foi presa e encaminhada a central de flagrantes em Picos-PI onde deve responder pelo crime de Tráfico de drogas e entorpecentes.

Ônibus da Gontijo é assaltado em Santo Antônio de Lisboa

Um ônibus da empresa Gontijo foi alvo da ação de assaltantes na madrugada desta quinta-feira (07/11) próximo ao município de Santo Antônio de Lisboa, a 303 km ao Sul de Teresina. Segundo o policial Claudizon da GPM de Santo Antônio de Lisboa o grupo de assaltantes levou cerca de 10 mil reais, celulares, joias e uma TV de LED de 42", segundo o mesmo, os passageiros relataram que os assaltantes seguiam eles desde a BR 316 no celta vermelho, eram 4 os assaltantes e agiam com muita truculência, atirando no ônibus e para cima.

A ação aconteceu por volta de 2h30min, quando homens fortemente armados ameaçaram o motorista e o fizeram entrar em uma estrada vicinal, fora da rota de viagem que era do Rio de Janeiro a Sobral no Ceará. Após o assalto, os bandidos obrigaram o motorista a atolar o veículo em uma roça. O proprietário do terreno acionou a polícia, após encontrar o motoristas e passageiros em desespero. A PRF chegou ao local três horas após o ocorrido. Ainda não há pistas dos acusados que fugiram de imediato.

Repórter da Globo passa na região de Santo Antônio dá notas e saboreia cajuína local

A cajuína é uma bebida bastante popular no Nordeste, mais especificamente no Piauí. No país, cerca de 400 produtores fazem milhões de litros do suco de caju.

Os especialistas chegam a dizer que a cajuína está para o Piauí como o champanhe está para a França. Tanto é assim que hoje se busca a denominação de origem da bebida no rótulo envasado.

Prefeito Assis Cipriano fala sobre ações realizadas em 2013

Apesar da seca que castigou o estado do Piauí em 2013 principalmente os municípios do sertão e do semiárido, o prefeito de Santo Antonio de Lisboa, Francisco de Assis Rocha Cipriano, avalia que o ano foi considerado bom apesar das dificuldades.

?Eu acho importante porque conseguimos passar por mais um ano de seca não é dizer que não tem acontecido sofrimento da população, mas no ponto suportável porque tanto o governo federal que teve presente, a prefeitura teve presente dando o apoio necessário fazendo o seguro safra orienta para fazer a bolsa estiagem colocando água em todas as localidades?, disse o prefeito.

Com relação as obras o prefeito ressaltou que o estado construiu um prédio para funcionar uma faculdade aberta. ?Estamos terminando uma creche que é uma obra de R$ 619 (seiscentos e dezenove mil reais), estamos em parceria com o governo federal construindo uma quadra de esportes no povoado Torrões, estamos cavando um poço tubular de 220 metros totalmente equipado no povoado Filisbela, outro nos torrões, duas praças serão terminadas, o governador autorizou e licitou mais uma vez a PI 227 que liga Santo Antonio de Lisboa a BR 020?, disse.

Segundo Assis já está em fase de conclusão o projeto junto ao 3º BEC para asfaltar a estrada que liga Santo Antonio ao município de Bocaina. ? dentre as realizações fizemos mais uma vez a esta do caju. Encaminhamos oficio e conseguimos para o núcleo municipal uma reforma e colocarmos central em cada sala de aula e as carteiras foram substituídas por carteiras novas de qualidade, então no balanço total foi um anos bom?, pontuou.

Outras ações positivas destacadas pelo gestor foram à reforma no hospital municipal e a compra de uma ambulância nova. ?Ainda conseguimos um kit de maquinas que é uma retroescavadeira, uma moto niveladora, um caminhão pipa trucado e uma caçamba, ainda recebemos dois tratores. Temos consciência de que é preciso fazer mais, mas vamos fazer em 2014?, afirmou.

Segundo Assis, já está em fase de conclusão o projeto para a construção de uma passagem molhada região dos Carvalhos, onde irá beneficiar todos os moradores da localidade.

O prefeito informou que foi proibida a retirada de areia das margens do Rio Riachão, segundo ele estava acontecendo um comercio ilegal de areia e causando a destruição do rio. ?Algumas construtoras negociavam a área e donos de caminhão retiravam de forma irresponsável, sem nenhuma preocupação em preservar com projetos de revitalização da área atingida, inclusive está tudo documentado com foto?, ressaltou.

?Chegamos a um ponto que não podemos ser omisso as Leis municipais, estadual e federais do meio ambiente que responsabiliza não só nós como gestor, mas convida toda população para ter a atenção com o meio ambiente. Não vamos mais aceitar, fomos chamados a atenção pela secretaria do meio ambiente estadual e hoje já está envolvido Ibama, secretaria do meio ambiente estadual e municipal?, finalizou.

Com relação ao projeto de irrigação, o prefeito ressaltou que foi feito junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural que garantiu fazer um projeto piloto pra irrigar 2 hequitares e o Emater dará a assistência, ainda garantiu 30 kits para a irrigação. ? Estamos incentivando e já tem pessoas fazendo por conta, estamos incentivando as pessoas a plantarem respeitando o meio ambiente?. Finalizou o prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES