Senadores aprovaram nessa quarta-feira(14) projeto de lei que autoriza a criação do Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju)

Senadores aprovaram nessa quarta-feira(14) projeto de lei que autoriza a criação do Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju)

Eunício destacou papel estratégico do caju na economia do Nordeste | Lia de Paula - Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os senadores aprovaram, nesta terça-feira (14), substitutivo da Câmara dos Deputados a Projeto de Lei do Senado (PLS 163/2000) que autoriza a criação do Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju).

Para restabelecer o caráter autorizativo da criação do fundo, foram resgatadas as redações da ementa e do artigo 1º do texto original, de autoria do então senador Luiz Pontes, aprovado pelo Senado em 2001.

O objetivo do fundo é viabilizar o financiamento e a modernização da agroindústria do caju e de seus produtos derivados; incentivar o aumento da produtividade da cajucultura; fortalecer a exportação de produtos relacionados; e promover a defesa do preço nos mercados interno e externo e das condições de vida do trabalhador rural.

Durante a discussão da matéria, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) destacou a importância da criação do Fundo de Apoio à Cultura do Caju para o Nordeste. Ele disse que no Ceará a produção de castanha de caju figura entre os mais importantes produtos de exportação, gerando receita anual da ordem de US$ 150 milhões.

? Por ser a produção do caju um setor estratégico para a economia nordestina, ela precisa ser protegida por lei e fomentada com recursos de um fundo próprio ? disse.

Do mesmo modo, José Pimentel (PT-CE) manifestou seu apoio ao projeto considerando-o como fundamental para fortalecer a produção de caju em seu estado, através da incorporação de maior valor agregado aos diversos produtos da cadeia da cajucultura.

Em seu voto favorável a aprovação da matéria, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em agosto de 2012, o senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu o retorno à redação original do projeto que apenas autorizava a criação do fundo. Na opinião do parlamentar, a simples autorização legal para a criação do fundo seria condição suficiente para a sua instituição e regulamentação pelo governo federal, preservando a harmonia entre os Poderes.

Recursos

O Funcaju será constituído por recursos da União e créditos adicionais que lhe forem atribuídos pela lei orçamentária (LOA); doações e contribuições a qualquer título de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, e de pessoas físicas; recursos provenientes de ajustes; convênios firmados com instituições públicas e privadas; e rendimentos de aplicações financeiras em geral.

Infraestrutura e propaganda

Além de apoiar tecnologias que concorram para o aumento da produtividade e da qualidade do caju e financiar a expansão da cadeia produtiva, o fundo poderá ser aplicado no treinamento de mão-de-obra e em investimentos na melhoria da infraestrutura de apoio à produção e comercialização do caju e de seus derivados para os mercados interno e externo.

Os recursos do fundo poderão ser inclusive investidos na melhoria da infraestrutura das regiões produtoras de caju, compreendendo a modernização de estradas vicinais, comunicação e eletrificação.

Apoio financeiro também poderá ser alocado para programas sociais que visem proporcionar melhores condições de vida do trabalhador rural. O governo poderá ainda promover, com recursos do Funcaju, campanhas publicitárias destinadas ao aumento do consumo do produtos nos mercados interno e externo.

Fonte: (Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES