APPM e parceiros promovem Oficina Itinerante do SIOPS no Piauí

APPM e parceiros promovem Oficina Itinerante do SIOPS no Piauí

Encontro | Recorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) deu início na manhã desta quinta-feira (08) à Oficina Itinerante do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). A capacitação, que acontece até amanhã, tem o objetivo de orientar gestores municipais acerca do uso do SIOPS, sistema institucionalizado no âmbito do Ministério da Saúde, utilizado como instrumento de planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, que no ato representou o presidente da entidade, Gil Carlos. O curso é uma realização da APPM e Escola dos Municípios, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI).

Jonas Moura ressaltou a importância do sistema na gestão pública em saúde. “A APPM mobilizou seus parceiros nessa iniciativa, pois entendemos a importância dessa ferramenta para a gestão. Precisamos alimentar o sistema não apenas com o objetivo de evitar que os recursos sejam bloqueados, mas compreendendo que esse instrumento permite o controle e dá transparência ao nosso trabalho”, enfatizou.

O treinamento visa habilitar e atualizar profissionais de municípios sobre o preenchimento e utilização do sistema. Com a orientação de técnicas do Ministério da Saúde, gestores de municípios piauienses acessarão a página do sistema, bem como os relatórios e demonstrativos. A proposta da capacitação é promover troca de conhecimentos e abrir espaço para dúvidas e sugestões dos gestores, quanto ao preenchimento das informações no sistema.

A presidente do COSEMS-PI, Leopoldina Cipriano, falou da necessidade de ter o SIOPS como parceiro nesse momento de subfinanciamento da Saúde. “Nosso objetivo é disseminar o conhecimento acerca dessa ferramenta tão importante e necessária à gestão em saúde. Percebo uma adesão muito grande por parte dos gestores e isso nos deixa muito satisfeito. Espero que todos saiam daqui ainda mais capacitados e conscientes da importância dos gestores aplicarem os mínimos constitucionais na área”, destacou.

O SIOPS consolida informações de gasto público em saúde no Brasil; promove transparência, assegurando, tanto a conselhos de saúde quanto aos cidadãos, o acesso às informações; torna mais ágil a consulta sobre receitas e despesas em ações e serviços públicos de saúde; fornece indicadores sobre gastos em saúde no país; permite o monitoramento da alocação de recursos; e dimensiona a participação da União, Estados, Municípios e Distrito Federal no financiamento da saúde pública.

Fotos :APPM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES