Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Robótica traz inovações para educação em São João da Serra

Robótica traz inovações para educação em São João da Serra
Aula de robótica | Cosme Jales
Compartilhe
Google Whatsapp

A robótica é um campo de estudo que vem causando grande impacto em nossa sociedade, trazendo inovações em diversos setores, seja por extinguir postos de trabalhos ou criar outros seja nas áreas de medicina, na indústria automobilística, no uso doméstico e na forma que o homem se relaciona socialmente. “Isso por si só, já a torna uma ciência interdisciplinar de grandes possibilidades na educação. Além de envolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, informática e inteligencia artificial, utilizados no funcionamento de um robô”, diz o professor de Matemática e Robótica, José Filho, do CETI-PUC Ubiraci Carvalho, em São João da Serra.

Outro ponto fundamental no ensino da Robótica, segundo o professor, é a aplicação de recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente de trabalho escolar agradável, criando situações provocantes nos alunos para que eles possam elaborar suas soluções e adequabilidade dos problemas que os envolve diariamente.

“Dessa forma transforma-se também um papel que o professor deve assumir, como mediador do processo de aprendizagem, o papel de 'problematizador', que ajuda o aluno a busca de maneira autônoma a solução para cada situação a ele apresentada. Enquanto isso, o professor entra como mediador entre os alunos e a ferramenta. O professor vai mediar conflitos, mas ele não pode ir, para essa aula com a mente de quem detém o conhecimento, senão, só vai reforçar que o aluno não é ativo no processo de aprendizagem”, explica Zé Filho.

Outro ponto interessante no ensino da Robótica é que esta é trabalhada principalmente com as disciplinas de Física e Matemática, o que não a impede de ser uma ciência multidisciplinar com potencial para desenvolver uma série de habilidades nos alunos. Eles aprendem a organizar o raciocínio lógico, lidam com questões do trabalho em grupo e estão sempre voltados a resolver uma problema atual.

É nesse contexto, conforme o professor, que o CETI-PUC Ubiraci Carvalho propõe a repensar essa prática pedagógica. “Não devemos nos esquecer de que os nossos alunos crescem incorporando as inovações tecnológicas, para tanto se faz necessário que busquemos fazer com que eles próprios  desenvolvam sua criatividade, incorpore melhores maneiras de trabalhar em equipe, agucem o pensamento crítico, o modo de como solucionar problemas e autoconfiança, habilidades essenciais para encarar os desafios que estão por vir, daí podemos afirmar que a robótica é um campo em plena expansão”, diz o professor.

O educador considera ainda que faz-se necessário ressaltar que o ensino da robótica é um trabalho rico e muito completo que pode mudar a vida de muitos alunos e que traz para a escola, de forma viva, a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática, refletindo em outras disciplinas escolares e consequentemente na vida de nossos alunos e em nossos resultados.

No curso de robótica, os alunos fazem programação e outras atividades que ajudam nas disciplinas de Física e Matemática, além de estimular habilidades e criatividade.

O CETI-PUC Ubiraci Carvalho adquiriu uma maleta com peças de robô e com  a orientação do professor, os alunos fazem a montagem do robô. “Agora eles estão na fase de fazer a programação no computador e, através de um cabo, vão transferir os dados para o robô, que executará as tarefas conforme a programação definida pelos alunos”, informa o professor, declarando que os alunos farão demonstração nas salas de aula e também em outras escolas.

O CETI-PUC Ubiraci de Carvalho está se organizando para participar de uma olimpíada local, depois irão a Campo Maior, Parnaíba e, enfim, o Rio Grande do Sul.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×