Secretária de Educação comemora bom resultado no IDEB de 5.8

Secretária de Educação comemora bom resultado no IDEB de 5.8

Ilustração | Imagem/IDEB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São João da Serra tem salto na educação e alcança 5,8 no IDEB

Todo o esforço de professores, estudantes, diretores e Secretaria de Educação valeu a pena e hoje o município de São João da Serra comemora os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que saltou de 4,8 em 2015 para 5,8 em 2017. Com isso, o município ocupa o 21 lugar entre os 224 municípios.

O índice que é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

Para a secretária de Educação, professora Arlene Fernandes, o índice alcançado no IDEB  mostra que São João da Serra está no caminho certo. “Todo o esforço que fazemos no sentido de proporcionar uma melhor educação é compensador e os alunos respondem com resultado positivo. Isso é compensador para qualquer professor”, diz a secretária, declarando que a meta é melhorar para crescer ainda mais. 

“Tudo o que fazemos na gestão da Secretária para motivar os professores e estudantes é porque apostamos e desejamos ver nossos alunos ocupando os melhores espaços e chegando às universidades. Apostamos no conhecimento e na educação como fator de desenvolvimento pessoal e econômico. Estamos formando cidadãos melhores para São João da Serra, o Piauí e o Brasil”, disse a professora.

O prefeito Ananias André parabeniza aos professores por superar desafios e ministrar aulas que encantam os alunos. “Temos consciência de que precisamos melhorar, mas a educação é uma de nossas prioridades”, disse.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES