Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Secretaria de Saúde em São João da Serra adota medidas contra coronavírus

Secretaria de Saúde em São João da Serra adota medidas contra coronavírus
Unidade Mista | Cosme Jales
Compartilhe
Google Whatsapp

Em virtude da situação de emergência em saúde pública em nível internacional de pandemia e em decorrência das recomendações do Ministério da Saúde e autoridades do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de São João da Serra adotará as medidas adotadas pelas autoridades de saúde.
Boletim Epidemiológico Municipal de São João da Serra- Coronavírus, até às 9h deste domingo, 22, a cidade tem zero caso notificado, zero caso suspeito, zero confirmado e zero descartados.
De acordo com o perfil nacional de fase de transmissão comunitária, a Secretaria Municipal de Saúde realizará alterações no Plano de Contingência Municipal como meio de organizarmos ainda mais nossas ações e promover o máximo possível de proteção aos nossos profissionais e população.
Medidas adotadas e/ou alteradas no Plano de Contingência Municipal:

1. Isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período mínimo de 14 (quatorze) dias. Isolamento da pessoa sem sintomas respiratórios e das pessoas que residem no mesmo endereço.

2. Considera-se pessoa com sintomas respiratórios a apresentação de tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre.

3. Proibida toda e qualquer atividade que gere aglomeração de pessoas, com exceção de reunião para treinamento de pessoal da saúde envolvido, com manutenção de distância mínima de 1 metro entre as pessoas, dar preferência a locais abertos e arejados

4. AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE funcionarão em forma de revezamento durante o prazo de 15 dias, a contar de segunda feira, 23 de março de 2020, sendo atendimento, EXCLUSIVAMENTE, para pacientes com síndromes gripais na Unidade Básica do Centro Municipal de Saúde, aparecendo algum caso suspeito, sendo encaminhado imediatamente para a Unidade Mista de Saúde.
Dia 23 de Março de 2020 a 25 de Março de 2020 (turno manhã) – Enf. Thamiris Vieira-Equipe Mãe Honorata
Dia 25 de Março de 2020 (turno tarde) a 27 de Março de 2020 – Enf. Rivalda Rocha-Equipe Centro Municipal de saúde
Horário Manhã: 8h as 10h tarde: 14h as 16h
A Enfermeira Conceição Peres está com sintomas gripais e está afastada essa semana do dia 23 a 27 de Março de 2020! Na semana seguinte do dia 30 de Março de 2020, teremos um novo cronograma, onde a Coordenação da atenção Básica passará as novas condutas a serem tomadas. Dr. José Geraldo encontra-se afastado por fazer parte do grupo de risco.

5. Os profissionais de saúde devem atender o paciente suspeito munidos das EPIs necessárias para contaminação de contato, gotículas e na execução de procedimentos geradores de aerossol com proteção de aerossóis conforme normativa da Anvisa.

6. TODAS as atividades em grupo nas UBS estão determinantemente PROIBIDAS, tal como visitas domiciliares, atendimentos em zona rural, grupos educativos.

7. Todos os funcionários públicos com maiores de 60 anos, doenças crônicas como hipertensão, diabetes, asma, DPOC, imunodeficiência, gestantes, lactantes estão temporariamente afastados, enquanto pendurar o estado de emergência, por serem considerados grupos de risco.

8. Toda demanda agendada será remarcada para 30 dias ou mais.

9. SUSPENSO todo atendimento odontológico, em virtude do alto risco de transmissão, durante o prazo de 15 dias, a contar de segunda feira, 23 de Março de 2020.

10. SUSPENSO todo atendimento do NASF, em virtude do alto risco de transmissão, durante o prazo de 15 dias, a contar de segunda feira, 23 de Março de 2020.

11. Os Agentes de Combate às Endemias manterão suas atividades reduzidas, prioritariamente em pontos estratégicos nos bairros da cidade, desde que não haja aglomerado de pessoas nos referidos pontos: oficinas, cemitérios, borracharias, sucatas, casas fechadas e abandonadas, terrenos baldios entre outros. A visita ocorrerá tendo como objetivo combater e interromper o ciclo evolutivo dos vetores transmissores de doenças (dengue, chikungunya e zika vírus), realização de pesquisa entomológica de focos em domicílios com habitantes, quando solicitado pelos usuários com o uso de EPIS.

12. As visitas dos Agentes Comunitários de Saúde serão SUSPENSAS TEMPORARIAMENTE, devendo os mesmo ser contactados, via telefone e o acionamento da equipe de referência também via telefone. Continuando sempre vigilantes com os pacientes da sua área, informando qualquer suspeita de síndromes gripais a Secretaria Municipal de Saúde.

13. Todos os consultórios devem manter as janelas abertas e o ar condicionado e/ou ventilador desligado durante o atendimento de sintomáticos respiratórios, preferencialmente utilizar um consultório exclusivo para essa finalidade, manter distância mínima de 1 metro, desinfetar bancadas e instrumentais médicos hospitalares com álcool 70° ou hipoclorito.

14. O Laboratório Municipal será suspenso no prazo mínimo de 15 dias, contando a partir de segunda-feira 23 de março de 2020, ou até que seja regularizado o controle do COVID-19.

15. Todos os atendimentos ambulatoriais/eletivos estão suspensos, só funcionará casos de URGÊNCIA.

16. O atendimento administrativo ao público encontra-se suspenso por tempo indeterminado.

17. Demais itens do Plano de Contingencia Municipal encontram-se mantidos.

18. A Campanha de Vacina da Gripe será realizada de forma organizada com o mínimo de aglomeração, por turno e por ACS, a Secretaria Municipal de Saúde está em fase de organização com a Imunização para que essa campanha seja realizada da forma mais adequada. Logo a informação será repassada.

19. A farmácia funcionará nos horários de: 8h as 10h e de 14h as 16h, segunda a sexta, até segunda ordem.

20. Fica vedada a abertura e funcionamento de qualquer estabelecimento comercial, que não estejam expressamente previstos neste instrumento, tais como: Igreja, Casas de Festa, Bares, Academias, Feiras Públicas, Hotéis, Transporte Público.

21. Fica autorizada a abertura e funcionamento dos seguintes estabelecimentos: Farmácia, Supermercados tais como frutarias, padarias, açougues, Clínicas Médicas, Posto de Combustíveis, Distribuidoras de agua, gás, de energia elétrica e saneamento básico, Serviço de Coleta de Lixo e limpeza, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde providenciará a intensificação de informações à população, com transparência e permitindo o alcance do maior número de pessoas com informações verídicas de interesse nacional e local, principalmente por meios dos profissionais e dos meios de comunicação em massa e redes sociais. Acrescido a isso, iremos lançar boletins epidemiológicos semanais com a situação de saúde municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde constantemente fará reavaliação e analise do atual quadro no país e/ou Estado, priorizando pela prudência e minimização de danos e geração de pânico.
Detalhes da abordagem dos casos:
I- Principais sintomas, em geral incluem:
 Febre (temperatura corporal acima de 37,8°C)
 Tosse
 Dificuldade para respirar
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento sintomático.
II- Onde procurar ajuda profissional?
- Unidade Básica de Saúde
- Unidade Mista de Saúde

Caso seja atendido um paciente suspeito de infecção pelo COVID-19, será realizado pela unidade de saúde, uma notificação pelo profissional de saúde, a notificação deverá ser imediata, essa notificação será encaminhada primeiramente a Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde providenciará a notificação ao Estado, essa medida fará com que tenhamos controle mais seguro das áreas de contagio, nos permitindo agilidade no controle da disseminação.
Cada caso será avaliado criteriosamente pelo profissional médico, o qual julgará a necessidade, conforme gravidade da condução dos casos, suspeitos leves podem não necessitar de internação, sendo necessário apenas o isolamento social.
O que queremos frisar a população é a necessidade de se manter a calma e seguir as orientações de nossas instituições de saúde, que evitem o compartilhamento de fake news, quem puder manter-se em casa que permaneça, a manutenção da higiene é fundamental e peça chave nesse processo de proteção, lavar as mãos, evitar aglomerações, cobrir o rosto com o cotovelo ou lenço descartável ao espirrar ou tossir, evitar tocar olhos, boca, nariz e rosto.


João Lima Rocha
Secretário Municipal de Saúde


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar