Revitalizar o Riacho do Frade é o Mínimo que se Deve Fazer

Revitalizar o Riacho do Frade é o Mínimo que se Deve Fazer

Curso do Riacho do Frade | José Carlos da Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem Já Foi o Riacho do Frade?

O Riacho do Frade, que passa dentro do perímetro urbano de São João da Varjota-PI, já foi em um passado não muito distante, fonte de abastecimento para a comunidade local e para outras mais próximas a São João, era também local de lazer para a juventude, que aproveitava o potencial hídrico da fonte para tomar banho e bater um bom papo com os amigos. O lugar também era utilizado pelas donas de casa para lavar roupas, as águas do frade de tão limpa e caudalosa eram usadas para o próprio consumo humano, até os dias de hoje muita gente ainda se arrisca em lavar roupa por lá, sim por que é um risco à própria saúde, pois não se sabe ao certo as condições daquela água, se está ou não contaminada, o que se pode afirmar é que motivos para sua contaminação não faltam, descasos com nosso riacho pode se vê qualquer hora, basta passar pelo local e olhar, são desmatamentos no seu leito, queimadas, aração para plantio praticamente no percurso de suas águas e o mais lamentável, que chega a doer na alma, nos dias de domingo, são jogados restos de animais que são abatidos, dentro de suas águas como se ali fosse esgoto.

O Riacho do Frade não vai suportar tantas agressões por muito tempo, é preciso cuidar daquilo que a natureza nos deu de graça, sem nenhum custo, a própria natureza cobra muito caro quando lhe agredimos. Conclamo a toda comunidade para salvar nosso Riacho, o poder público municipal, estadual e federal, juntos haveremos de mudar essa situação de desprezo e abandono pelos quais está passando o Riacho do Frade.

Uma das saídas com certeza é o plantio de árvores nativas em suas margens, evitar as queimadas no seu vale e as arações das terras, antes de pensar nos frutos que podem ser colhidos ao longo do riacho, é preciso pensar em salvar as águas, antes que elas desapareçam definitivamente. É preciso que haja um trabalho de conscientização da comunidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES