Wellington Dias lidera corrida para o governo com 44% das intenções de votos

Wellington Dias lidera corrida para o governo com 44% das intenções de votos

Senador Wellinton Dias | Foto Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias (PT) lidera a corrida para o governo do Estado na primeira pesquisa do Instituto Data AZ realizada em todo o Piauí. Ele aparece com 44,39% das intenções de voto na pesquisa estimulada, 24,5% à frente do segundo nome mais citado, o do pré-candidato do PMDB, deputado Marcelo Castro, que tem 19,89%.

O ex-senador Mão Santa (PSC), que colocou seu nome como uma alternativa aos dois principais candidatos, apareceu com 12,49% das intenções de voto, enquanto Luís Coelho (PRP) tem 1,75% e Daniel Solon (PSTU) aparece com 1,27%.

No cenário atual, Wellington Dias seria eleito no primeiro turno, pois a soma das intenções de voto dos demais pré-candidatos (35,4%) é inferior aos 44,39% obtidos por ele.

Os eleitores indecisos na pesquisa estimulada somaram 10,9% e os que dizem não votar em nenhum dos nomes apresentados somam 9,31%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea ? quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor ? o número de indecisos sobe para 62,05%, mas a liderança segue com o senador petista, que tem 17,42% das intenções de voto. Marcelo Castro fica com 9,79% e Mão Santa aparece com 1,74%.

São lembrados espontaneamente como candidato ao Palácio de Karnak o atual governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), com 1,67%, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), com 1,27%, Luís Coelho (0,48%), o vice-governador Zé Filho (PMDB), com 0,32%, o ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), com 0,24% e Daniel Solon (0,16%).

Mão Santa é o mais rejeitado

O mais rejeitado entre os nomes que podem concorrer ao Governo é o do ex-senador Mão Santa: 18,38% dos eleitores disseram que não votariam nele.

Somam 19,41% os eleitores que disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados como postulantes ao Governo do Piauí.

Os pré-candidatos Wellington Dias e Marcelo Castro aparecem tecnicamente empatados, o primeiro com 14,24% de intenções negativas de voto e o segundo com 13,44%.

Luís Coelho é o menos rejeitado, com 7,56% e Daniel Solon tem rejeição de 8,75%.

Wellington Dias também lidera na capital

No Cenário de Teresina, Wellington Dias também aparece muito na frente do candidato do PMDB, Marcelo Castro.

Na pesquisa estimulada Wellington aparece com 47.41% das intenções de votos na capital enquanto 20,11% dos eleitores dizem votar em Marcelo Castro.

O candidato Mão Santa (PSC) aparece com 6.32%, Daniel Solon 9PSTU) 1.72% e Luis Coelho (PRP) com 0.29%. Não sabem, não opinam 14.94% e nenhum 9.2%.

Fonte: Portal AZ



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES