Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

São José do Divino celebra o retorno da tradicional Festa do Leite

Compartilhe
Google Whatsapp

Nesta sexta-feira (29), os moradores da cidade de São José do Divino, localizada na região dos cocais, região Norte do Estado do Piauí, tiveram muito o que comemorar com retorno da 29ª tradicional Festa do Leite e Feira Agropecuária. A festa acontece de 29 de novembro e segue até 01 de dezembro com uma vasta programação. O evento que é uma realização da prefeitura da cidade e tem como patrocinador o Governo Estadual do Piauí, através da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), volta em grande estilo, após sua última edição em 2017.

O objetivo do evento é dar visibilidade ao município que é considerado a maior bacia de produção de leite do Piauí e homenagear seus produtores locais. De acordo com o prefeito Antônio Felícia (PT), que também é produtor leiteiro “É uma grande alegria realizar a 29º Edição da Festa do Leite, porque é uma festa de tradição. Quando iniciamos, São José do Divino não era nem cidade ainda, era apenas um município de Piracuruca. Ano passado não fizemos a festa porque priorizamos obras e pagamentos dos funcionários. Estamos retornando, mas muita gente disse que não íamos conseguir. Mas graças a Deus conseguimos e vamos continuar realizando por muitos anos”, relatou o prefeito.

 

Uma das principais atrações da festa do leite é o Concurso Leiteiro, que pagará um total de R$ 22 mil em premiações às categorias campeãs. A primeira etapa do concurso iniciou por volta das 06h da manhã, com a 1ª Ordenha de vacas, novilhas e cabras. Ao anoitecer aconteceu a segunda etapa. Serão seis etapas até o domingo (01).

“Esse evento já faz parte da cultura do nosso município, há 29 anos gerando emprego, é fontes de renda para vários moradores, como comerciantes e produtores que se engajam no concurso para valorizar a agropecuária leiteira”, declarou o vice-prefeito Assis Carvalho (PSDB).

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um dos apoiadores da festa e ficou responsável pela consultoria e comissão técnica, visando melhorar a organização. Ao Portal do Estado do Piauí, Daniel Ribeiro, Consultor da Área de Agronegócio do SEBRAI explicou o objetivo do serviço prestado.

 “A consultoria visa um aperfeiçoamento de todos os procedimentos e processos que se efetuam durante o torneio leiteiro. Serve para acompanhar desde a chegada dos animais, verificação de sanidade que é feito junto com o veterinário aqui do município e também o acompanhamento de todas ordenhas”, disse o consultor.

 

O produtor José Maria, da Fazenda Trapiar, localidade Jaboti, participa da competição  com quatro animais, três vacas chamadas Pitadinha, Valdênia e Preta Gil e com a cabra Roxinha, que surpreendeu a todos com o nascimento de um cabrito no primeiro dia de competição “Semana passada tive que sacrificar uma cria dela, mas hoje ela teve uma nova cria e muitos falaram que ela não era para participar, mas ela vai seguir em frente”, afirmou.

 

O produtor Francisco das Chagas, que participa do concurso com uma  vaca e uma novinha falou também com o Portal do Estado do Piauí “Estamos concorrendo com os outros produtores e espero que o evento seja bem agradável. A preparação da edição deste ano foi um pouco corrida, e os custos estão altos para manter um animal hoje no padrão de concurso. Participo não por ganhar alguma coisa e sim em manter a festa, a tradição”.

Falando em tradição, as filhas de Francisco da Chagas já foram Rainhas do Leite. Cintia Carvalho, filha mais velha já foi Rainha Mirim do Leite em 1998 e Rainha Adulta em 2002 e a Maria Samile foi realeza mirim em 2006 “Eu acompanho meu pai e dou total apoio para ele, já fui Rainha Mirim e espero que essa tradição prospere por muitos anos”, expressou Maria Samile.

  CONFIRA O RESULTADO PARCIAL DO 1º DIA DAS ORDENHAS



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se