Prefeito Zé Sena participa de reunião ordinária do Consórcio CITCOCAIS

Prefeito Zé Sena participa de reunião ordinária do Consórcio CITCOCAIS

CITCOCAIS | Airton Matias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O evento aconteceu no auditório da escola José Nogueira de Aguiar e contou com a presença dos prefeitos de São João do Arraial ? Adriano Ramos (presidente do CITCOCAIS), Morro do Chapéu ? Marilda Rebêlo (Vice ? presidente), Esperantina ? Lourival Bezerra (diretor financeiro), Porto ? Manim Geronço, Campo Largo ? Rômulo Aécio, Matias Olimpio ? Antonio Sobrinho, Joca Marques ? Onofre Marques, Batalha ? Cleyson Amaral, Joaquim Pires ? Regina Ramos e São José do Divino Zé Sena.

O consorcio é composto por 14 municípios do território dos Cocais e nesta reunião não compareceram os prefeitos de Luzilândia, Barras, Madeiro e Nossa Senhora dos Remédios.

Participaram também da reunião os Dep. Federal Marllos Sampaio e Estadual Themistocles Filho, os ex-prefeitos de Batalha ? Antonio Lages, Morro do Chapéu ? Lucidio Rebêlo, São João do Arraial ? João Zilton, ex-vereador de Teresina Chico Wilson, ex Vice-prefeito de Teresina ? Marcos Silva, vereadores, lideranças políticas e assessores dos prefeitos.Quem também esteve presente ao encontro, foi à prefeita da Cidade de Miguel Alves Maria Salete Rego, pleiteando a entrada do município no consorcio.As pautas apresentadas na reunião foram: meio ambiente e recursos hídricos, sistema de registros de preços de serviços básicos dos municípios, como limpeza publica e transportes, plano nacional de resíduos sólidos e o desempenho das redes municipais de ensino nestes municípios.

Na oportunidade o Secretário Municipal de meio ambiente da Prefeitura de Teresina Deocleciano Guedes ministrou uma palestra orientando os gestores a forma como deve ser tratado os resíduos sólidos nos municípios, sobretudo os lixões que existem próximo ao perímetro urbano.

Também ministrou palestra no evento o Gerente de Mercado da Superintendência do Banco do Brasil, o batalhense Célio Machado, que ressaltou a parceria entre o Banco do Brasil com os municípios do Território dos Cocais.

Quanta à qualidade da educação nos municípios que compõe o CICCOCAIS, a Pedagoga Cleyde Amaral do Instituto Federal de Ensino do Piauí, ministrou palestra e traçou um perfil sobre a qualidade da educação nos municípios. Ela mostrou em gráficos a evolução da Prova Brasil, que comprova o rendimento escolar, o desempenho acadêmico e o desempenho das redes de ensino municipais nos últimos anos.

A próxima reunião do CITCOCAIS ficou agendada para o dia 23 de março, novamente em Esperantina, ocasião em que se fará a inauguração da sede do Consorcio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES