Exposição em Brasília mostra Serra da Capivara

Exposição em Brasília mostra Serra da Capivara

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para divulgar os bens culturais, ambientais e históricos brasileiros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Governo do Distrito Federal (GDF) disponibilizam na Estação Central do Metrô de Brasília, a exposição Patrimônio Mundial no Brasil.

A exposição reúne 59 painéis, com fotografias e textos, sobre os 19 sítios culturais e naturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

A exposição vai permanecer na estação do metrô na Rodoviária do Plano Piloto até o dia 11 de janeiro de 2013, e em seguida percorrerá as demais estações do metropolitano.

A mostra dispersa na galeria, está na última fileira distribuída em ordem alfabética, o painel Serra da Capivara, onde 3 cavaletes exibem fotografias e textos relatando a pré- história no Brasil, bem como a motivação para em 1979 ser criado o Parque Nacional Serra da Capivara, com área de 130 mil hectares.

Em um dos painéis conta que as descoberta de carvões e artefatos de pedra lascada, levantaram a hipótese de que o homem poderia ter vivido ali na região de São Raimundo, há 50 mil anos, além de contar um pouco sobre as pinturas rupestres e a exuberância que as mesmas representam como patrimônio mundial.

Era uma vez o aeroporto Serra da Capivara

O aeroporto Internacional Serra da Capivara tido como promessa de melhoria no turismo da região, segue a sua trajetória de construção a paços mancos, fortunas já foram investidas no local, mas pelas últimas informações da imprensa de São Raimundo Nonato, falta muito para que as obras sejam concluídas. A diretora do Parque Nacional Serra da Capivara, doutora Niède Guidon, que há tempos vem lutando para proteger o patrimônio histórico mundial, vê com insatisfação a construção do aeroporto.

Com o aeroporto Serra da Capivara concluído e operando, investidores poderiam construir hotéis, agências de recepção e encaminhamento de turistas, pousadas, entre outros serviços, gerando renda e emprego para a região.

Mas o fato é que obras no estado do Piauí, não são concluídas por causa de erros de planejamento do governo, acomodação ou falta de interesse dos gestores locais e pouco caso das empreiteiras. Muitas delas ligadas a grupos políticos influentes, que atrasam e encarecem os serviços, deixando o povo na mão.

2013 será um ano decisivo para muitos aeroportos, já que o governo federal liberou recursos para o investimento no setor, e isso pode garantir a finalização do aeroporto Serra da Capivara.

Sítios brasileiros e datas de inscrição como patrimônios da humanidade:

1.Cidade Histórica de Ouro Preto (1980)

2.Centro Histórico de Olinda (1982)

3.Centro Histórico de Salvador (1983)

4.Missões Jesuíticas de São Miguel (1985)

5.Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (1985)

6.Parque Nacional do Iguaçu (1986)

7.Brasília (1987)

8.Parque Nacional da Serra da Capivara (l981)

9.Centro Histórico de São Luís (1997)

10.Centro Histórico de Diamantina (1999)

11.Mata Atlântica - Reservas do Sudeste (1999)

12.Costa do Descobrimento (1999)

13.Área de Conservação do Pantanal (2000)

14.Parque Nacional do Jaú (2000)

15.Ilhas Atlânticas Brasileiras - Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001)

16.Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (2001)

17.Centro Histórico de Goiás (2001)

18.Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, SE (2010)

19.Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (2012)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES