Municipalização da Educação em São Lourenço pode prejudicar a aprendizagem

Municipalização da Educação em São Lourenço pode prejudicar a aprendizagem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo processo de municipalização da educação básica, o ensino fundamental, visa dar condições aos municípios a tomarem suas próprias decisões, adequando sua política educacional à sua realidade, ou seja, às suas próprias necessidades. Só que a realidade de muitas escolas municipais não são as melhores, e, é o caso da escola municipal Iracema Vieira Ramos em São Lourenço do Piauí, que segundo ex-alunos daquela unidade, a mesma não tem condições estruturais para receber novos estudantes como está sendo proposto.

De acordo com uma aluna da Unidade Escolar Malaquias Ribeiro Damasceno, que pediu para não ser identificada, a partir de segunda-feira todos os alunos de 4ª a 8ª série terão de deixar o colégio e ocuparem o Iracema Vieira Ramos. Ainda de acordo com ela, as salas irão ficar lotadas com 50 a 60 pessoas, para atender os cerca de 100 alunos da Unidade Escolar Malaquias Ribeiro Damasceno. A lotação e inadequação da escola municipal Iracema Vieira Ramos é o motivo para os alunos do Malaquias escreverem nos murais da unidade, frases como: ?Nos ajudem, odiamos o Iracema?.

A municipalização dá autonomia ao gestor municipal para fazer um direcionamento adequado a educação e com isso, economizar os gastos que teria para manter as duas unidades funcionando. Mas como o sistema educacional visa ou deveria visar à democracia e participação, primeiro o Estado, município, diretores, professores e pais de alunos, deviam entrar em acordo, e ser feito um planejamento para evitar a situação que está preste a se instalar em São Lourenço do Piauí.

São os alunos que não querem mudar de escola, alegando à situação precária da instituição que deve recebê-los a partir de segunda-feira, segundo manifestam por meio das redes sociais.

De acordo com dados educacionais e profissionais do ensino, o município vem passando por uma defasagem na educação, e a expectativa da população de São Lourenço, era de que as medidas a serem adotadas fossem para a melhoria do sistema e não uma intervenção desfavorável, como o que parece está acontecendo. Falta de merenda e de transporte escolar adequado é uma situação que se arrasta há muitos anos. Sem falar das escolas no interior do município, fechadas, servindo de abrigos para animais domésticos.

Embora a municipalização venha para nortear a gestão educacional e dá suporte ao bem estar social, deve ser pensado e trabalhado a realidade de cada município, e claro, São Lourenço tem uma necessidade especial e enraizada, e mesmo com as definições do Estado de priorizar os investimentos e preparação, não seriam tão favoráveis se não for feito um trabalho de estruturação metodológica e uma efetiva formação dos professores, além do atendimento humanizado a classe estudantil.

Devido à falta de comunicação direta com os envolvidos no processo de municipalização em São Lourenço, não foi possível detalhar com mais precisão sobre a mudança. Mas assim que obtiver mais informações e ou explicações à cerca do assunto, publicarei aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES