2016 - O ano, estudos dos astros, economia e politica

2016 - O ano, estudos dos astros, economia e politica

Artigo | web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Filipe Germano é editor chefe do Portal São Miguel Agora e atualmente cursa o 6º período do curso de Licenciatura Plena em História pela FAMEP. 

Artigo de Opinião

2016 é um ano bissexto do Século XXI que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano. As suas letras dominicais são CB. A terça-feira de Carnaval ocorre em 9 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 27 de março. Segundo o Horóscopo Chinês, é o ano do Macaco, começando a 8 de fevereiro, para a Igreja Catolica será o Ano Santo da Misericórdia.

Nos estudos dos astros da taróloga e numeróloga, Vaneska Arraes Melo, 2016 será regido pelo alinhamento do sol com a lua. O sol é tido como símbolo de poder, descobertas e recomeço, com o sol regendo a força física e mental. O estudo aponta ainda que este alinhamento traz mudanças de comportamentos e maior curiosidade para tratar os males mentais e psíquicos.

Segundo Vaneska, 2016 tende a ser um ano próspero para novos estudos, vitórias em metas individuais, ano de reflexão principalmente com ações em grupo. Na numerologia, o número regente será o 10, que é a soma de 2016 com o dia 1º de janeiro. Este número representa o poder, a força e o recomeço. “Será um ano de repensar os nossos atos. Falar de perdão, tentar perdoar e se perdoar”, disse Vaneska.

Em relação à economia do país, Vaneska disse que vai ser de morosidade, ou seja, será reequilibrada de forma mais devagar. “A melhor dica que dou é que as pessoas façam seus agendamentos financeiros de forma bem controlada, pois até maio teremos a economia em alerta”, ressaltou.

O ano de 2016 será também marcado pelas Eleições Municipais que acontecem no Brasil de quatro em quatro anos.

Nas Eleições 2016 os eleitores brasileiros vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores, membros que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro de 2016 e o 2º turno no dia 30 de outubro de 2016.

No cenário político de São Miguel do Tapuio que começa a ser formado principalmente pelos dois grupos que concorreram no ultimo pleito, em 2012. De um lado o atual Prefeito Lincoln Matos eleito pelo PTB na coligação Unidos pelo Povo, de outro, Pompilim que foi candidato a Prefeito e não foi eleito  pelo PSB na coligação Unidos por um Novo São Miguel.

Nesse cenário que começa a ser formado, a política em São Miguel do Tapuio ganha as ruas, correligionários de ambos os partidos começam a fazer analises do eleitorado e procuram traçar suas metas para conquistar o voto do cidadão sãomiguelense.

Não será novidade se hora ou outra a oposição que é feita pelo grupo ligado ao jovem Pompilim aparecer com o discurso que proferem desde o ano de 2000, de que “Lincoln Matos não poderá ser candidato, se for não assume, se assume vai cassado” discurso velho, sem pretextos e já cansativo até para quem mesmo o profere.

 

De lá pra cá foram 4 derrotas consecutivas do grupo apoiado por Pompilio Evaristo, não cabe mais o discurso utilizado para tentar ludibriar o cidadão sãomiguelense.

Em um cenário político a qual é tido os dois candidatos citados, que já concorreram no ultimo pleito municipal, o atual Prefeito larga na frente para o pleito de 2 de outubro, trazendo na bagagem obras e serviços prestados para a população desde o seu primeiro mandato.

Enquanto o outro candidato, derrotado em 2012, trás consigo a marga e desastrosa administração de seus pais para concorrer ao pleito.

Lembro-me bem de um discurso proferido durante uma sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Tapuio, onde, o Vereador Djaci Nogueira deixou claro, aos os presentes, que enquanto a população lembrar-se dos dias em que passavam dias e noites em frente à Prefeitura em busca de seus proventos e direitos e a cidade vivia em uma situação lastimável a população não voltara ao retrocesso.

É fácil falar sobre o assunto, basta buscar nos arquivos da época, mesmo com precariedade dos sistemas de comunicação é possível ver alguns destaques em um jornal antigo e quase apagado o sofrimento da população naquela época.

Eleições e Voto Consciente

Nesta época é muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?

É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale à pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

Muitos serão os que baterão palma pedindo licença e já indo entrando em sua casa falando sobre propostas, já outros, lhe ofertará algo em troca do seu voto e de sua família, desses desconfie e não de atenção nem credibilidade, pois esses somente querem usufruir de seus votos para conquistar um objetivo, e lá chegando você como eleitor que foi comprado por um corrupto não terá direito e nem vez.

É hora de ter atenção, cuidado, saber analisar, escolher, se tiver dúvidas vejam os noticiários, vejam quem fala a verdade e quem mente, vejam quem vem com discurso com conteúdo e quem não tem.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES