Artigo: #VemProCarnavaldeSãoMigueldoTapuio

Artigo: #VemProCarnavaldeSãoMigueldoTapuio

Carnaval | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Filipe Germano é editor chefe do Portal São Miguel Agora e atualmente cursa o 6º período do curso de Licenciatura Plena em História pela FAMEP. 

A cidade de São Miguel do Tapuio, no interior do Piauí, conhecida como uma cidade pacata, desenvolvida, de pessoas simples e humildes, de uma receptividade acolhedora e única, vem se destacando em quesito estadual pela realização de grandes festas como acontece agora no Carnaval e em Junho nos Festejos Juninos.

São Miguel do Tapuio, no meio da Caatinga, entre a divisa do Piauí com o Ceará, localizada no Centro Norte do Estado, se tornou a cidade dos grandes carnavais, atraindo anualmente milhares de foliões oriundos das mais diversas localidades e regiões.

Carnaval é uma festa que é marcada pelo "adeus a carne" que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica. Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes. (Wikipédia)

Os costumes adotados pelos sãomiguelenses é o carnaval de rua, onde os foliões reunidos no centro da cidade se divertem e brincam a folia de momo que surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Ganhando destaque e se tornando uma das maiores festas realizadas no município onde poder público municipal banca a festa contratando bandas, seguranças e toda uma estrutura para oferta uma festa tranquila, divertida e que possa a cada ano surpreender os milhares de foliões que visitam a cidade nesse período.

O carnaval de São Miguel do Tapuio não é apenas uma festa que atrai milhares de pessoas, turistas/foliões, mas também um centro de comércio que traz renda a milhares de vendedores dos mais diversos tipos, desde o ambulante ao dono de restaurante, pousada, hotel.

A economia nesse período é aquecida no município e os moradores que dominam o comércio se preparam para gerar lucro a partir das noites de carnaval.

Nesse ano de 2016 a folia de momo terá inicio às 22h do dia 06 de fevereiro e contará com uma megaestrutura de palco, som, iluminação, grandes atrações regionais e atrações locais que animaram o “Trenzinho da Folia”, nome atribuído ao local onde é realizado os shows gratuitos de Carnaval no município, serão ao todo 4 dias de festas com a apresentação das Bandas: Forró Pegada, Forró do Movimento, LevAxe, Laninho e Xebacana, Cidadão Afinado e Forró Balada.

Nesse período alguns cuidados por parte dos foliões devem ser tomadas para que a festa que é bonita e divertida não se torne um pesadelo, cuidados básicos como “Se Beber não Dirija”, “Não Use Drogas”, “Use Camisinha”, são cuidados que fazem a diferença para a vida.

Vamos brincar com direito a muita alegria e sem dor de cabeça no final da folia.

São Miguel do Tapuio lhe espera de braços abertos para a maior brincadeira de Carnaval da região.

#Vem #Pro #Carnaval de #São MigueldoTapuio 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES