Caminhada marca campanha de 18 de maio

Caminhada marca campanha de 18 de maio

Caminhada | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura de São Miguel do Tapuio através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com a parceria da Secretaria de Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Promoção Social e Trabalho promoveram na manhã de ontem, 15 de maio, uma grande caminhada percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado anualmente no dia 18 de maio, e a Luta Antimanicomial.

Há 13 anos, a data 18 de maio, instituída no calendário e na legislação nacional, reforça a causa e engaja diversos atores em prol do cuidado e da defesa do direito ao desenvolvimento saudável e protegido de crianças e adolescentes.

A data foi instituída pela lei federal 9970/00 em alusão a um dos mais hediondos crimes ocorridos no País, à morte da garota Araceli Cabrera Crespo. Em 1973, nesse dia, em Vitória/ES, Araceli foi raptada, drogada e estuprada por rapazes de classe média dessa cidade. Apesar de hediondo, o crime ficou impune, devido à influência das famílias dos acusados. A sociedade civil e o movimento organizado promovem atos públicos para lembrá-la, estimular e encorajar as pessoas a denunciarem esse e outros tipos de violência, além de lutar pela implantação de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa cultura.

Após a caminhada o Clube Municipal sediou a concentração com: Apresentações Artísticas e Culturais, Músicas, Paródias, Atividades Físicas, Palestras e Distribuição de Lanches.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) abordaram sobre a temática da Luta Antimanicomial, onde o Movimento propõe novas alternativas terapêuticas ao indivíduo com transtornos mentais.

?A exploração sexual de crianças e de adolescentes é crime contra a vida e contra a humanidade? finalizou a presidente do Conselho Tutelar, Maria Erialda P. de Araújo, durante palestra sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES