Campanha de vacinação contra raiva começa nesta quinta (18) em SMT

Campanha de vacinação contra raiva começa nesta quinta (18) em SMT

Campanha | Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa nesta quinta-feira (18) e vai até o dia 27 de fevereiro em São Miguel do Tapuio a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a Campanha será realizada na sede e zona rural nos horários de 08 às 17h.

O órgão alerta que, na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

Após a aplicação da vacina, os animais podem apresentar, por até 36h, sintomas como dores no local vacinado, febre e, até mesmo, ter comportamento mais quieto.

Doença incurável no homem

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela.

Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Confira calendário de vacinação:

Dias 18, 19 e 20/02: Vacinação na Zona Rural

Dia 27/02: Vacinação na sede nos postos: Posto Leônidas Melo; Posto São Luís; Posto D. Rosaura; Escola do Canto; Escola do Matadouro e Escola Mamede Alves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES