Líder comunitário ataca reportagem do UOL que trata da fome em Assunção do Piauí

Líder comunitário ataca reportagem do UOL que trata da fome em Assunção do Piauí

José Caetano da Silva. | web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O líder comunitário da Comunidade Brejinho em Assunção do Piauí, Caetano Silva, vem através de nota de esclarecimento repudiar uma reportagem veiculada no portal de notícias UOL e reproduzida por vários portais locais. A reportagem diz que pessoas da comunidade Brejinho em Assunção do Piauí precisam se alimentar de "rabudos" para aplacar a fome.

De acordo com Caetano a matéria é recheada de inverdades e as fotos mostradas não são de moradores da comunidade, como também uma senhora citada, não mora no lugar.

Veja a nota na íntegra:

Gostaria aqui, como defensor da cultura local de Assunção do Piauí e líder comunitário membro do Conselho Municipal e Estadual de Segurança Alimentar, INVALIDAR a reportagem aqui postada e feita sem nenhum caráter, abordando os seguintes pontos:

- INVERDADES

1° - A foto usada na matéria não pertence a nenhum dos moradores de Assunção do Piauí, muito menos em Brejinho, conheço a todos do município.

2° - No Brejinho de Assunção do Piauí não existe nenhuma pessoa de nome "Francisca Ramos da Silva".

3° - Na comunidade Brejinho, neste município, mais de 16 hectares de terras embrejadas e plantadas de macaxeiras, bananas, mamão, coco, manga, cana-de-açúcar e outras fruteiras e, além do mais todas às famílias são assalariadas, ou através de serviço público, ou aposentadoria, ou pensão por morte ou da criação de caprinos e ovinos. Além do mais, mesmo tendo como sobreviver, muita gente muitas famílias recebem o bolsa família que, inclusive chega até incluir o "iogurte" na cesta básica.

4° - Não existe, nesta comunidade Brejinho e, eu moro aqui todos os dias, nenhuma família vivendo sem, no mínimo, as três refeições por dia, tendo que para sobreviver capturar "rabudo".

5° - Dizer que "rabudo" faz mal a saúde é outra grande mentira, este roedor assado na brasa com tapioca é o melhor cardápio da região, eu mesmo fui criado comendo "rabudo" como complemento das refeições, tenho 34 anos e desconheço qualquer pessoa da minha região que tenho atraído, quaisquer que seja, algum tipo de doenças depois de ter comido carne de rabudo. -

VERDADES

1° - A seca está castigando Assunção do Piauí em 2013, pelo terceiro ano consecutivo e, algumas espécies da caatinga estão desparecendo.

2° - Comer carne de "rabudo" capturado nestas armadilhas é uma tradição centenária e um robe para muitos garotos e famílias da região, pense numa farofa boa!, muitos turistas procuram este roedor para tirar gosto da cachaça.

3º - Antes de 2003, ou melhor, antes do Governo Lula, muitas famílias passavam fome em Assunção do Piauí, uma das comunidades mais sofridas era a Comunidade Quilombola Sítio Velho, 90% das mortes na comunidade era desnutrição e mortalidade infantil (Fome). Hoje mais de 100% das famílias de Assunção do Piauí e Sítio Velho recebem o Bolsa Família, tem família recebendo mais R$ 700,00 mensal do programa, inclusive em Sítio Velho, 10 anos depois de Governo Lula, já existe domicílios com instalações de "ar-condicionado" e até moradores possuindo Pick-up Hilux. -

CONCLUSÃO

Concluo dizendo que, a equipe de reportagem que fez a entrevista com o Sr. Genival Bezerra, morador de Brejinho, apurou informações acerca da Caverna da Fumaça e que a história dos rabudos seriam informações a parte e que várias fotos foram tiradas da comunidade. Inclusive várias fotos da Comunidade Brejinho estão expostas na GALERIA DE FOTOS do site "www.assuncaolivre.com" para o público tomar conhecimento. Quem, por tanto, editou e publicou esta matéria teve, se não, a pura intenção de DENEGRIR A IMAGEM da comunidade e dos moradores que habitam nela. É o meu repúdio.

José Caetano da Silva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES