Milhares de pessoas visitam cemitérios nesse feriado de finados em São Miguel do Tapuio

Milhares de pessoas visitam cemitérios nesse feriado de finados em São Miguel do Tapuio

dia de finados em São Miguel do Tapuio | web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de pessoas visitaram nessa ultima sexta-feira, 02 de novembro, os cemitérios do município de São Miguel do Tapuio em visita a covas de entes queridos.

As visitas começaram cedo por vota das 08:00h e se estendeu ate as 20:00h onde milhares de pessoas prestaram homenagens aos entes queridos.

Pela manhã o Pe. Expedito Silva de Melo celebrou missa no cemitério do Bairro Matadouro, na parte da tarde a missa dedicada aos finados foi realizada no cemitério Recanto da Saudade no Bairro Canto.

Origem:

O dia dos mortos na prática da Igreja Católica surgiu como uma ligação suplementar entre mortos e vivos. O mundo em geral, tanto religiosos como profano aderiu a tal prática. No século I, os cristãos visitavam os mortos em seus túmulos para rezar pelos que morreram, mas iam apenas ao tumulo dos mártires.

Já no século V, um dia do ano era dedicado para rezar por todos os mortos, a igreja rezava por aqueles que ninguém mais lembrava. Exatamente no século X, a Igreja Católica estabeleceu um dia oficial para os mortos (Dia de Finados). Foi a partir do século XI, que os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a forçar a comunidade a dedicar um dia aos mortos.

No século XIII, tal data passou a ser comemorada no dia 2 de novembro, pois no dia 1º de novembro é a festa de Todos os Santos (celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados). Atualmente as pessoas comemoram o dia dos mortos, levando flores aos túmulos e participam dos eventos ecumênicos de tal data.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES