Município realiza 1ª Audiência Pública sobre o uso da água

Município realiza 1ª Audiência Pública sobre o uso da água

Prefeito Lincoln Matos | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Municipal em parceria com a Câmara de Vereadores de São Miguel do Tapuio realizaram na manhã de hoje, 13 de janeiro, a 1ª Audiência Pública sobre o “Uso dos recursos hídricos do município” que enfatiza o uso sustentável do potencial hídrico dos lençóis freáticos Pimenteiras e Serra Grande e as conseqüências do uso irracional para a população sãomiguelense, que tem vivenciado o rebaixamento do lençol, diminuindo o nível da água nos poços artesianos.

Clique aqui e confira a GALERIA DE FOTOS 

A Audiência que deu início às 09h30min foi realizada no prédio do CRAS I (Centro de Referência e Assistência Social), localizado à Rua Antonio Feitosa e contou com a participação do Geólogo, Dr. José Iran Paiva Felinto, que iniciou sua apresentação falando a respeito da importância das águas subterrânea, distribuição da água no planeta, que somente 2,5% do volume é próprio ao consumo humano, sendo que desses, 97,5% está no subsolo. Explicou também como se dá o Ciclo hidrológico e principais fontes de água. Falou ainda sobre os aqüíferos que armazenam a água subterrânea e mostrou o esboço geológico do município, enfatizando seu grande potencial hídrico.  Explanou ainda sobre a contaminação dos lençóis subterrâneos, bem como dos sistemas de saneamento da água, padrões de qualidade. Finalizou a palestra falando sobre a Proteção das fontes de abastecimento.

O Secretário de Meio Ambiente do município, Sr. Wilson Soares, expôs o cenário local, onde iniciou ressaltando a importância da audiência para o uso racional da água e preservação do meio ambiente. Em seguida, trouxe a imagem do Açude São Vicente totalmente seco para fazer alusão à crise da água, apresentou dados sobre a quantidade de poços catalogados na CPRM que registra 493 poços tubulares cadastrados, falou sobre o aumento do consumo (uso X abuso), expôs imagens de vários poços e tipos de reservatórios no município. Finalizou clamando a população em geral para desenvolverem projetos que prezem a redução do desperdício e manejo racional da água.

O Sr. Manoel Ferreira Albuquerque que é agricultor perguntou ao Poder Público como será feito para controlar o uso indevido da água e que contribuição as empresas que fazem uso dos nossos recursos hídricos deixam para o nosso município. Em resposta, o Prefeito Municipal disse não dispor de meios legais para proibir a perfuração de poços.

 

O Sr. Hamilton Brandão se manifestou dizendo já ter encaminhado ofício à Câmara de Vereadores solicitando providencias com relação ao desperdício da água e sobre as falhas do sistema de abastecimento de água. Em resposta, o Prefeito Municipal falou da dificuldade de pleitear gerenciamento do abastecimento de água junto aos órgãos estaduais competentes e que esta dificuldade não o impedirá de buscar soluções para o problema.

 

O Sr. Francisco Reginaldo Melo Cardoso, representante do Grupo Mangueira, esclareceu que há 13 anos fez licença ambiental junto a SEMAR de outorga que trata do volume da água e que utilizam o sistema de gotejamento fundamentado em projeto, e que da produção de cana migraram para criação de peixes, reutilizando a água e que tudo é legalizado.

 

O Sr Manoel Felix, agricultor, se manifestou falando da falta de conscientização da população sobre o desperdício da água.

O Sr. Paulo Frota se manifestou relatando os danos causados pela Fábrica Mangueira e perguntou ao empresário sobre o real volume de água consumido, bem como o controle da água e que proposta o mesmo traria. Em resposta, o empresário disse que atuam com todos os critérios de legalidade e que essa diminuição de água é devido à seca. O Prefeito Municipal questionou ao empresário de que forma a empresa poderia ajudar na diminuição dos recursos hídricos por ela utilizados. Em resposta, o empresário relatou que a empresa já vem diminuindo o uso com a redução da produção de cana, com o sistema de gotejamento e reutilização da água e se colocou à disposição para colaborar no que puder.

 

O Vereador Kennedy Leite Cavalcante, se manifestou perguntando ao assessor jurídico no que a Câmara Municipal poderia contribuir junto ao Executivo ao tentar sanar a questão. Em resposta, o assessor jurídico Dr. Wanderson Ferreira falou que a Prefeitura Municipal não tinha meios legais para atuar nesta problemática e que existiam órgão estaduais responsáveis e que o município não poderia tirar as competências do Estado, ressaltou ainda que existia irregularidades na utilização da água pelo Grupo Mangueira e propôs criação de Projeto de Lei um Conselho de Meio Ambiente, Audiência Pública, fundo para financiar as ações, melhorar a fiscalização no que diz respeito a licenciamento ambiental.

A Deputada Estadual Liziê Coelho ressaltou a importância desta audiência e da água como recurso vital e se propôs a levar as proposições desta assembléia para os órgãos estaduais competentes.

O Secretário Estadual de Mineração e Energias Renováveis, o Sr. Luis Coelho, enfatizou a importância da água para o mundo e da preocupação do município para com a preservação deste recurso. Finalizou dizendo que será um advogado das propostas resultantes desta assembléia.

Participaram da Audiência o Exmo. Sr. José Lincoln Sobral Matos, Prefeito Municipal; o Exmo. Sr. José Miguel Vieira Neto, Presidente da Câmara de Vereadores; os Vereadores Djaci Nogueira da Cruz, Antonio de Aragão Paiva Júnior, Getúlio Luiz Dantas Neto, Kennedy Leite Cavalcante, Antonio Regivaldo Siriano Pereira, Lucimar Soares de Morais, Antonio Francisco Pereira da Silva; Sr. Luiz Coelho, Secretário de Mineração e Energias Renováveis; Sra. Liziê Coelho, Deputada Estadual; Sr.Francisco Wilson Soares Cruz, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Sr. Antonio Alves, Representante da Associação de Moradores; Dr. Wanderson Ferreira, Representante da Assessoria Jurídica municipal; Sr. José Iran Paiva Felinto, Geólogo e palestrante convidado; Secretários da Administração Pública Municipal: Antonia Soares de Sousa Ribeiro, Claudineide Pereira Alves Milanez, Roberto Rodrigues de Sousa, Miguel Araujo Nogueira, Ronaldo Alves, Valneir Marques, Gilmar Marques Bezerra; demais participantes da sociedade civil organizada e imprensa local. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES