Município realiza 2º Fórum Comunitário Selo UNICEF edição 2013-2016

Município realiza 2º Fórum Comunitário Selo UNICEF edição 2013-2016

Fórum Comunitário | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de São Miguel do Tapuio realizou hoje, 08 de junho, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, edição 2013-2016, que tem o objetivo de avaliar todas as ações que foram realizadas até o momento para que o município seja certificado.

O evento deu inicio as 07h com a realização da “Feira Crescendo Juntos” no Clube Municipal que contou com várias apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Rap do Selo UNICEF, Balé Clássico, Coral, Dança de Rua, Banda do Projeto Cidadão Afinado e apresentação do Projeto Conexão Afroxé da comunidade Quilombola São Vicente.

A Feira ainda contou com exposição de mesas temáticas abordando os sete compromissos e objetivos trabalhados pelo município. Na oportunidade foram selecionadas três temáticas para serem apresentadas durante a assembleia que deu inicio as 09h no auditório da sede do Programa Bolsa Família.

Durante a abertura da assembleia a articuladora, Poliana Marques, realizou a apresentação da metodologia do Selo UNICEF e diagnostico geral das ações, pontuando o resultado do Plano de Ação.

Em pronunciamento o prefeito municipal, Lincoln Matos, destacou as diversas ações desenvolvidas pelo município em prol das crianças e adolescentes.

A assembleia deu continuidade com a exposição das temáticas escolhidas durante a Feira. A primeira a ser apresentada foi a da área da saúde: Direito 1 – Sobreviver e se desenvolver que tem como objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna apresentada. O tema foi apresentado pela enfermeira Joyce do Amaral que destacou as ações desenvolvidas pelo município, destacando o Projeto “Mãe Coruja”, e os índices já alcançados.

Em seguida a equipe que compõe a Secretária de Educação apresentou o Direito 2 – Aprender que tem o objetivo de ter todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem. A temática foi defendida pela Secretária de Educação Silvana Maia, Coordenadora Sandra Regia e pelo Professor Herton Vieira.

A última apresentação destacou o Direito 5 – Ser adolescente que tem como objetivo de ter adolescentes acessando políticas públicas multissetoriais e sendo reconhecidos pela sociedade por sua capacidade de contribuir para transformar a sua realidade. O tema foi apresentado pelos adolescentes e componentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Romildo Junior e João Marcos, que destacaram a importância do NUCA, as ações desenvolvida e atuações  na cidade.

Para a articuladora do Selo no município, Poliana Marques, foi um espaço de encontro e dialogo, na qual a comunidade avaliou e acompanhou os resultados, ações, projetos, programas e políticas públicas, desenvolvidos no município para meninos e meninas até 17 anos.

A mediadora e avaliadora do Selo UNICEF, Edinalva Costa, parabenizou em pronunciamento, ao finalizar a assembleia, a metodologia adotada pelo município para realizar as apresentações das ações, bem como, destacou votos para que o município seja certificado nesta edição 2013-2016.

A assembleia foi finalizada com a apresentação do Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e contou com a participação de várias autoridades, entre elas o Prefeito Lincoln Matos, primeira dama Dona Maria do Carmo, presidente da câmara de vereadores Miguel Vieira, vereador Djaci Nogueira, secretário de saúde Camerino Neto, sec. de agricultura Ronaldo Alves, sec. de obras Miguel Nogueira, assessor Evanildo Oliveira, sec. de educação Silvana Maia, entre várias outras.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES