Município realiza Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas

Município realiza Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas

Combate às Drogas | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio deu inicio na manhã de hoje, 28 de agosto, em parceria com o governo do Estado do Piauí o Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I).

O evento conta com a participação da representante da SASC (Secretaria de Assistência Social), Milu Soares, Iran Gomes representante da Coordenadoria da CEDROGAS, Carla Ferraz Psicóloga do CEDROGAS, Reginaldo Santiago Gerente de Planejamento e Orçamento.

O Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas, realizado pela Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas, tem como objetivo o fortalecimento de ações articuladas entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais bem como sociedade civil organizada: promovendo cuidado integral humanizado às pessoas que desenvolvem problemas com o consumo de drogas licitas e/ou ilícitas.

O Curso tem como meta atuar na orientação e formação/capacitação de atores sociais na área da educação e de mais áreas afins, buscando promover curso de noções básicas na prevenção sobre drogas, em especial capacitar Educadores e Escolas Públicas dos Municípios do Estado do Piauí, incluindo ainda profissionais que atuam nas redes públicas de saúde, assistência social e psicologia, dentre outras que possam atuar como interface na prevenção e cuidado dos problemas relacionados ao uso de drogas.

O Curso será realizado durante os dias 28 e 29 de agosto das 08h às 17h40min com uma carga horária de 16h, tendo uma metodologia onde os conteúdos serão desenvolvidos por equipes de profissionais, que abordarão temas como:

  • Atuação da PRF no combate e prevenção as drogas.
  • Drogas ilícitas com maior índice de consumo na região Norte e Nordeste.
  • Prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social desenvolvido nas Comunidades Terapêuticas.
  • Política de álcool, tabaco e outras drogas.
  • Apresentação de diversos tipos de drogas e atuação da SSP/PI no combate e prevenção às drogas.
  • Vulnerabilidade x Uso de drogas x DST, AIDS; Epidemiologia do consumo das substancias psicoativas; Interação entre drogas psicotrópicas e medicamentos anti-retrovirais.
  • Droga sociedade e cultura.
  • Legislação, ética, direitos humanos e cidadania.
  • Atuação nas políticas públicas sobre drogas no estado do Piauí.

De acordo com o representante da Coordenadoria da CEDROGAS, Iran Gomes, a dependência química é uma doença crônica e reincidente, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas. Por isso, é indispensável à ajuda de um profissional competente. “Por mais que as drogas sejam atraentes e prazerosas no inicio, a realidade do vicio é bem diferente” pontua. Acrescentando que o viciado passa por uma experiência terrível de angustia, insegurança e medo.

Para o Prefeito Municipal, Dr. Lincoln Matos, que participa do evento acompanhado pela primeira dama Dona Maria do Carmo, a droga hoje é uma epidemia que atinge sistematicamente a população “Drogas um problema de todos, um problemas de todos procurando solução” pontua o gestor municipal.

O Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas conta com a participação de varias autoridades municipais entre elas a Secretaria Municipal de Educação Claudineide Milanez, Secretaria Municipal de Saúde Antonia Ribeiro, Secretário de Cultura Wilson Piauí, representantes do COMPOD (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas), representantes da sociedade civil organizada, Conselho Tutelar e jovens representantes do NUCA (Núcleo de Cidadania do Adolescente).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES