Nonato Oliveira e Francineto Saraiva expõem obras de artes em São Miguel do Tapuio

Nonato Oliveira e Francineto Saraiva expõem obras de artes em São Miguel do Tapuio

Francineto Saraiva e Nonato Oliveira | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante inauguração da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente na manhã de hoje, 25 de março, dentro da grade de programação alusiva aos 75 anos de emancipação política de São Miguel do Tapuio os artistas sãomiguelenses Nonato Oliveira e Francineto Saraiva apresentaram varias obras de artes.

Durante a ocasião os artistas foram parabenizados pelas lideranças políticas pelas obras desenvolvidas que retratam a cultura e elevam o reconhecimento de cidadãos samiguelenses.

Nonato Oliveira

Nonato Oliveira nasceu em 11 de dezembro de 1949 no município de São Miguel do Tapuio (PI). Começou a pintar ainda criança, utilizando os restos de materiais deixados pelo pai, que era pedreiro. Esculpia com o que sobrava das massas e pintava com o restante de tinta. Usava urucum, tabatinga, nogueira e casca de angico para fabricar suas próprias cores.

Com 12 anos de idade mudou-se com a família para a capital (Teresina). Poucos anos depois, teve que enfrentar uma cidade ainda maior: Paris. O jovem artista tinha feito uma série composta por dezessete quadros sobre a Guerra dos Canudos, que um curioso viu em sua casa e levou para ser exposta na Maison de France, no Rio de Janeiro, o que acabou lhe valendo uma bolsa de estudos na capital francesa.

Desde então, já realizou mais de oitenta exposições, individuais e coletivas, em diversos estados brasileiros, além da Europa e dos Estados Unidos. As cores vivas e fortes ? usadas para expressar temas como a seca, a fome, a cultura popular, a religião, o folclore e o semblante nordestino ? são as principais marcas da arte de Nonato Oliveira.

Seu estilo pode ser caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista. Bumba-meu-boi, reisado, bandeiradas, pipas, violas, zabumbas, gente do povo, festas populares, cajus, cactos e mandacarus ganham vida através da ótica poética, simples e, ao mesmo tempo, magistral, do artista plástico, resultando em obras que são a cara do Nordeste.

Francineto Saraiva

Filho de lavrador, mãe semi-anafalbeta e pai analfabeto, Francineto Saraiva passou boa parte de sua vida ao lado dos pais. Desde criança o artista desenha. Começou a pintar quadros em 2002. Por várias vezes fora chamado para desenhar pessoas em festas de amigos e parentes. Seu hobby é ler, desenhar e pintar.

Neto Saraiva é professor da rede estadual e municipal de ensino na cidade de São Miguel do Tapuio, das disciplinas Língua Portuguesa e Artes. Estudou história da arte para criar seu método artístico, em uma obra única, não sendo realizadas cópias. Com estilo próprio, o artista usa pontos que dão forma e volume a figuras estilizadas, com figuras típicas da região representadas em algumas telas.

Seus trabalhos já participaram de exposições em Teresina (Atlantic City, Casa da Cultura e Universidade Federal do Piauí); Festival de Inverno de Pedro II; Pólo da UESPI em Castelo do Piauí, dentre outros, tendo recebido ampla repercussão na imprensa do Piauí (rádio, jornais, TV, portais etc). Seus quadros estão espalhados por Castelo do Piauí, Campo Maior, Assunção do Piauí, Teresina, bem como pelos estados de Minas Geras, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Neto Saraiva está representando por sua obra artística também em outros países, como Noruega e Alemanha.

Com aproximadamente 200 trabalhos artísticos já criados, pretende realizar exposições em 2012 nas cidades de Brasília-DF, Parati-RJ, dentre outras que estão sendo agendadas.

Paisagens coloridas que parecem montadas com retalhos de tecido. Figuras humanas estilizadas que lembram a vestimenta exótica do vaqueiro nordestino. Os quadros pintados pelo professor Neto Saraiva são tudo isso e um pouco mais. O artista mostra uma brincadeira visual que atrai até ao observador menos atento. Ele pinta com a alma sertaneja.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES