Política de álcool e tabaco são debatidos no Curso de Prevenção

Política de álcool e tabaco são debatidos no Curso de Prevenção

Combate às Drogas | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Psicóloga da UESPI (Universidade Estadual do Piauí), Ana Carolina Barbosa, está ministrando na tarde de hoje, 28 de julho, durante a realização do Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas no município de São Miguel do Tapuio, uma palestra com o tema “Política de álcool, tabaco e outras drogas: uma perspectiva educativa”.

O curso que inicio na manhã de hoje (28) está sendo realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I) com duração total de 16h.

De acordo com Ana Carolina as pessoas devem conhecer as políticas que abrangem os usuários de drogas é essencial para todos aqueles que atuam junto às comunidades, não importa quais dispositivos ao qual estão inseridos.

“Essa política estabelece princípios que orientam a realização de investigações científicas sobre o consumo de álcool no país, mecanismos de tratamento e reinserção social de usuários e dependentes do álcool, e articulação de ações de prevenções, bem como, o enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao uso de álcool” pontua a Psicóloga.

A segunda palestra da tarde será ministrada pelo Delegado da DEPRE/PI Menandro Pedro, Delegado de Entorpecentes/PI Cadena Junior, Agente de Policia Anderson Nobrega e pelo Agente da Policia Civil e Força Nacional Raimundo Junior que realizarão uma apresentação dos diversos tipos de drogas.

Entre as drogas que serão apresentadas está a Manconha que é a mais usada no Brasil, por ser barata e de fácil acesso nos grandes centros urbanos; a Cocaína que é uma das drogas ilegais mais consumidas no mundo, sendo um psicotrópico, pois age no Sistema Nervoso Central; o Crack que leva 10 segundos para fazer efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e “fissura” por docas doses, alem de abordar outras drogas como: Heroína, LSD, ECSTASY e Inalantes.

O curso conta com a participação de cerca de 100 pessoas que serão capacitadas sobre Noções Básicas de Prevenção às Drogas, realizado pela Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio e o Governo do Estado do Piauí durante esses dois dias de capacitação (28 e 29/8).

Para a professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Tapuio, Edilene Marques, o Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas está contribuindo para o fortalecimento das campanhas de combate as drogas no município, tanto nas Escolas como nas comunidades “Tenho como principal expectativa que as pessoas que estão participando do curso saiam mais conscientes e multipliquem na sua área de trabalho, seja, saúde, educação, assistência social e principalmente no seu dia-a-dia na sua comunidade”.

Em depoimento o Coordenador e Enfermeiro do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), Camerindo Neto, destacou que o curso veio em uma boa hora para ampliar a visão dos participantes, principalmente, para os que já trabalham diretamente com os usuários dependentes de álcool e drogas. Camerindo trabalha diariamente com pacientes que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde que sofrem de dependências químicas para o CAPS para inicio de um tratamento de recuperação e inserção do paciente na sociedade.

O curso segue durante todo o dia de amanhã, 29 de agosto, no Centro de Referência da Assistência Social, CRAS I.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES