Prefeitura realiza atendimento de Prótese Dentária na Zona Rural

Prefeitura realiza atendimento de Prótese Dentária na Zona Rural

Atendimento | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de reabilitar pacientes recuperando sorrisos a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio realizou ontem, 02 de fevereiro, atendimento para usuários do sistema de saúde do município que necessitam de uso de prótese dentária.

O atendimento que ocorreu no Posto de Saúde Beca Campelo na localidade Jenipapeiro, localizada a 36 km da sede, foi realizado por uma equipe formada pelo Dentista e Coordenador de Equipe Bucal Dr. Heriberto, Maria José – Técnica em Prótese Dentária, Protético David Denilson e pela Auxiliar de Saúde Bucal Rosilene Martins.

Os pacientes passaram por dois processos: Moldagem (ato de moldar o paciente e de obter o modelo) e Registro de Mordida.

Antes de se iniciar os procedimentos a Técnica em Prótese Dentária, Maria José, repassou informações de como higienizar a prótese para os pacientes, bem como, cuidados e hábitos diários de como utilizar a prótese.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde através do Programa Brasil Sorridente que realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas. No município são ofertadas gratuitamente prótese dentária total e prótese dentária parcial removível.

De acordo com o Coordenador de Equipe da Saúde Bucal, Heriberto Leandro, a reabilitação de prótese dentária tem por finalidade recuperar a estética e função mastigatória, além de preservar os dentes ainda existentes.

O Laboratório de Prótese Dentaria do município foi inaugurado no dia 10 de junho de 2015 e já realizou mais de 300 atendimentos.

(Inauguração) 

A paciente Maria José da Silva de Sousa, 72 anos, residente na localidade Fortaleza, em conversa com nossa reportagem destacou sua felicidade em participar do Programa e ter a oportunidade de trocar sua prótese que é utilizada a mais de 46 anos.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Antônia Ribeiro, o acesso ao programa se dá de forma universal, democrática e respeitosa como todas as ações da administração do prefeito Dr. Lincoln Matos. A triagem é feita pelos dentistas da Estratégia de Saúde da Família que utiliza o critério de necessidade do paciente.

Durante as atividades educativas de prevenção do câncer de boca, os pacientes são examinados e aqueles que necessitam da reabilitação são encaminhados ao Laboratório de Prótese Dentária.

“Ficamos muitos felizes em proporcionar a reabilitação oral dos pacientes que necessitam e a proposta de descentralização para a zona rural tem o objetivo de levar o mais próximo possível do nosso usuário também a reabilitação oral, uma vez que 100% da nossa zona rural é assistida pelo Programa Saúde da Família e pelo Programa de Saúde Bucal, com consultórios odontológicos nas regiões mais populosas como Palmeira de Cima, Jenipapeiro, Brejo da Onça, Varzinha e Cachoeira e as localidades mais distantes  são atendidas na Unidade Odontológica Móvel (UOM)” pontua Antônia Ribeiro. “Muito em breve estaremos inaugurando as UBS Santana, Brejo Grande, Juazeiro e São Nicolau, todas com consultórios odontológicos” conclui.

A entrega das novas próteses está marcada para o dia 30 de março na referida unidade de Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES