Rejane Dias visita escola onde teto desabou sobre alunos

Rejane Dias visita escola onde teto desabou sobre alunos

Rejane Dias | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretária Estadual de Educação do Piauí, Rejane Dias, visitou o município de São Miguel do Tapuio na manhã de hoje, 08 de abril. Na ocasião ela visitou a Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto, localizada na Av. Major Gonçalo de Araújo Chaves – pertencente à rede estadual de ensino, que na tarde de ontem (07/04), quase ocorria uma tragédia por conta do desabamento do teto de uma das salas de aulas da unidade de ensino por volta das 15h deixando vários alunos feridos.

Acompanhada pelo Técnico e Engenheiro Civil da SEDUC, Manuel Cirilio de Castro Neto, a secretária Rejane Dias constatou as principais causas do acidente que deixou 12 alunos feridos, onde dois deles, a aluna Gilmaria (16 anos) e a aluna Ana Bete (18 anos) continuam internadas no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça.

De acordo com laudo do Engenheiro, a principal causa do acidente foi erro construtivo, onde não houve preocupação das ligações pregadas, parafusadas, desse elemento que é uma treliça de madeira, uma tesoura popularmente conhecida, que segura à estrutura do teto, que por sorte não desmoronou na época da construção, “Na verdade a peça que sustenta o teto foi muito mal confeccionada, a dimensão das peças estavam corretas mais execução do encaixamento estavam totalmente erradas” destacou Cirilio de Castro.

Rejane Dias estava acompanhada pelo prefeito Lincoln Matos, a primeira dama Dona Maira do Carmo, assessores e secretários municipais oportunidade em que lamentou o ocorrido na escola, que graças a Deus não teve vitima fatal, “A partir do laudo agora é trabalhar para recuperar e abrir uma sindicância para apurar a responsabilidade com relação à estrutura dessa sala, o engenheiro analisou a forma de como foi montada a estrutura desse teto, que foi uma forma muito precária isso ele não tem duvidas e com a realização dessa sindicância vamos apurar os responsáveis. Do ponto de vista administrativo agora é recuperar toda a escola até porque são mais de 600 alunos que estudam nesta unidade de ensino, que precisam dela para continuar seus estudos. Agilizar, garantir, assegurar no sentido que os recursos possam ser encaminhados para escola e é com a equipe de engenheiros da SEDUC acompanhando toda a realização dessas medidas” pontua Rejane.

Rejane Dias destacou que os trabalhos de recuperação da escola irão ser iniciados o quanto antes para garantir o direito de cada aluno do município. Durante a manhã junto com a equipe técnica e administrativa da SEDUC, Rejane Dias, visitou o Hospital José Furtado de Mendonça, onde se encontram internadas as alunas Gilmaria e Ana Bete, que tiveram lesões mais graves. Rejane ainda visitou a Unidade Escolar Lima Rebelo e Agrícola Cônego Cardoso, onde sua equipe analisou a estrutura e as dependências das escolas pertencentes à rede estadual de ensino, no intuito de serem evitados novos acidentes como o ocorrido na tarde de ontem.

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Dr. Lincoln Matos, durante a visita da secretária estadual de educação ao município, colocou toda a estrutura administrativa no sentido de minimizar os efeitos desse ocorrido, colocando inclusive a estrutura das escolas municipais para se necessário, de forma imediata, atender aos alunos da escola no intuito de não haver paralisação das atividades escolares e conseqüentemente não prejudicar no ano letivo dos nossos alunos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES