SESAPI ministra palestra durante Curso de Prevenção às Drogas

SESAPI ministra palestra durante Curso de Prevenção às Drogas

Thâmara Assistente Social da SESAPI | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí realiza na tarde de hoje, 29 de agosto, uma palestra sobre “Vulnerabilidade, Uso de Drogas, DST/AIDS, Epidemiologia do consumo das substâncias psicoativas; Interação entre drogas psicotrópicas e medicamentos anti-retrovirais” na grade de programação do Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas realizada no município de São Miguel do Tapuio através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I).

A palestra será ministrada pela Mestra em Enfermagem e Coordenadora Estadual de DST/AIDS, Karina Alves Amorim de Sousa, e pela Assistente Social da SESAPI, Thâmara Beatriz Fernandes.

Para inicio de conversa Karina Alves destaca que álcool e outras drogas são substancias que causam mudanças na percepção e na forma de agir de uma pessoa. “Essas variações dependem do tipo de substancias consumida, da quantidade utilizada, das características pessoais de quem as ingere e até mesmo das expectativas sobre os seus efeitos” pontua Karina.

O que faz uma pessoa usar álcool e outras drogas? Questiona a Assistente Social da SESAPI, Thâmara, que destaca que os motivos que levam algumas pessoas a utilizar drogas variam muito. “Cada pessoa tem necessidades, impulsos ou objetivos que as fazem agir de uma forma ou de outra e a de fazer escolhas diferentes” acrescenta.

Prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social desenvolvido nas Comunidades Terapêuticas.

O ultimo tema que será ministrado durante o Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas tratará sobre “Prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social desenvolvido nas Comunidades Terapêuticas” que será ministrado pela Psicóloga, Danúbia Pires, que representa a Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas e a Fazenda da Paz.

De acordo com Danúbia a Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas é uma federação sem fins lucrativos, de utilidade pública, sem vinculo político partidário, autônoma em suas decisões, com duração indeterminada e tem como objetivo congregar as Comunidades Terapêuticas e grupos com atividades afins que visam a prevenção, a recuperação, a reinserção social dos dependentes químicos e apoio as famílias destes, com respeito à dignidade inerente a pessoa humana.

Um dos principais temas abordados é a Reinserção Social que visa ajudar o residente a se separar da comunidade terapêutica, proporcionando uma transição bem sucedida.

“Esse evento é resultado de uma semente que foi plantada desde o ano de 2013 através do Programa Saúde na Escola (PSE), com encontros inter-setoriais, oficinas e simpósios sobre a temática. E, nós, enquanto COMPOD vamos esforça-nos para que os outros eventos aconteçam e nos auxiliem na prevenção e no enfrentamento desse grande mal que chama-se droga” aborda a Enfermeira, Joyce do Amaral, que compõe o Conselho Municipal Políticas Sobre Drogas.

“Avalio este evento como um grande avanço na nossa caminhada em busca de estratégias para o enfrentamento deste colossal problema de saúde pública. Inicialmente promovemos vários debates entre os profissionais da saúde até a formação do COMPOD hoje, neste evento, podemos contar com os diversos parceiros que estão presentes para juntos buscarmos soluções” destaca a Secretária Municipal de Saúde, Antonia Ribeiro.  

Para o representante da Coordenadoria da CEDROGAS, Iran Gomes, e para a Psicóloga do CEDROGAS, Carla Ferraz, a participação da platéia foi essencial para o sucesso do Curso “Como todos os outros cursos, esse em especial, superou todas as expectativas por ter a participação de um público formado por profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Juventude que participaram, opinaram e tiraram suas dúvidas durante toda a realização do curso” pontua Iran Gomes, “Agradecer a participação de todos é essencial, desde, o apoio que recebemos ao sermos recepcionados pelo Prefeito Municipal, Dr. Lincoln Matos, e a Primeira Dama, Dona Maria do Carmo, bem como, agradecer a participação dos mais de 90% dos participantes inscritos para o curso, que estão sendo capacitados e formados para atuarem na prevenção às drogas” acrescente Carla Ferraz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES