Bom Jesus recebe atrações internacionais no IV Festival da Rabeca

Bom Jesus recebe atrações internacionais no IV Festival da Rabeca

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 11 de agosto, a cidade de Bom Jesus, localizada nos Cerrados Piauienses, 645km de Teresina,será a sede nacional dos rabequeiros. É que o município realiza o IV Festival de Rabeca, evento que resgata e estimula o uso do instrumento, que é tradição no cancioneiro popular, de norte a sul do país.

Para a edição deste ano, estão previstas atrações internacionais e nomes da música popular brasileira, com o objetivo de promover um intercâmbio de música e cultura. Os grupos de rabequeiros ?Clã de Gaitas? e ?Einstein?, de Portugal, estão entre as apresentações mais esperadas do evento. Os portugueses introduziram a rabeca no país (leia mais sobre o instrumento abaixo).

O Festival, que acontece até o dia 12, também terá participações do cantor e compositor Peninha e de grupos como a Saia de Pandora (DF),Renata Rosa(PE) e do Clã Brasil(PB). Artistas locais, de diversos segmentos, como dança e teatro também integram a programação que terá abertura especial,com a participação do sanfoneiro mirim, Isaac.A apresentação de Peninha está marcada para às 22:30h, na Praça da Catedral de Bom Jesus.

O Festival de Rabeca foi idealizado, em 2008, pelo deputado estadual Fábio Novo(PT). ?Fizemos uma pesquisa durante 3 anos e descobrimos os rabequeiros do sul do Piauí que hoje se somam e trocam experiências com rabequeiros de uma dezena de estados todos os anos em Bom Jesus?, conta o parlamenta, que foi secretário municipal de Cultura e vice-prefeito de Bom Jesus. ?Além de garantir a troca de experiências, o festival também difunde nossa cultura e estimula as novas gerações a manifestação de um instrumento que foi muito utilizado pelo nosso povo?,explica.

O QUE É A RABECA

A Rabeca ( que também é conhecida pelo nome de sanfona de Portugal) é um instrumento de origem árabe. Seu uso data da Idade Média. É o precursora do violino e uma caracteristica da rabeca é que ela é fabricada por artistas populares, utilizando,como matéria-prima, a madeira ou o bambu. Seu timbre é mais baixo. As quatro cordas são afinadas, por quintas, em mi-lá-ré-sol. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul.No Piauí, a cidade de Bom Jesus tem tradição de rabequeiros.

Esse instrumento é utilizado no Brasil em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização. Assim como no sudeste, é usada em folgança ou fandango, na folia do divino, Moçambique, congadas, dança de são gonçalo e folia de reis.

PROGRAMAÇÃO

11/08 - 1º Dia ? Palco Nacional

20h00 ? Abertura e Hino Nacional com sanfoneiro mirim ISAC

20h30 ? Amaurí Jucá

21h30 ? Rabequeiros

22h30 ? Peninha (SP)

23:30 ? Janaína e Banda

Por do Sol ? Salão da Serra

17h00 ? Companhia de Dança Cintia Laiana

18h00 ? Saia de Pandora (DF) ? Teatro

12/08 - 2º Dia ? Palco Nacional

20h30 ? Rabequeiros (2)

21h00 ? Lilia Diniz (DF) ? Miolo de pote em cantigas e versos

22h00 ? Gaitas de Portugal

23h00 ? Benicio Bem

00h00 ? Clã Brasil (PB)

Por do Sol ? Salão da Serra

17h00 ? Folia de Reis (teatro)

18h00 ? Só homens (dança)

13/08 - 3º Dia ? Palco Nacional

20h00 ? Rabequeiros

21h00 ? Amarelo Cajuína

22h00 ? Renata Rosa (PE)

23h00 ? Lázaro do Piauí e Banda

Por do Sol ? Salão da Serra

17h00 ? Escola de Dança Lenir Argento

18h00 ? Einstein ? Portugal

Fonte: Portal Sul do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES