Obras do aeroporto voltam a ficar paralisadas em São Raimundo Nonato

Obras do aeroporto voltam a ficar paralisadas em São Raimundo Nonato

Obras do aeroporto voltam a ficar paralisadas em São Raimundo Nonato | André Pessoa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

VEJA FOTOS: Niède Guidon confirma que obras continuam paradas mesmo após anúncio de retomada pelo Governo.

Ambientalistas e estudiosos denunciam um novo capitulo da novela da construção do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina). O atraso nas obras irrita a população que vê na obra um catalisador para desenvolver a região economicamente através do turismo.

Na semana passada, o governador Wilson Martins esteve na cidade e fora recebido com faixas e cartazes que pediam o retorno das obras. Ele garantiu que havia dinheiro em caixa e que estava resolvendo problemas burocráticos com a empresa responsável pela obra do terminal de passageiros. Entretanto, o fotojornalista André Pessoa e a arqueóloga Niède Guidon denunciam que os trabalhos no local seguem em ritmo lento ou mesmo completamente parado.

?Está tudo parado. Eles estão trabalhando na BR 020 que é o que dá voto. O governador diz que o dinheiro está garantido mas a construtora retomou e parou. O governo quer que as coisas não dêem certo e que a região continue pobre para poder ganhar votos. A fundação tem uma empresa que se o governo privatizar (o aeroporto), pode concluir a obra rapidamente?, desabafa Niède. Indignada, a arqueóloga que chamou a atenção do mundo para a região mostra seu sentimento de desilusão: ?sinto que perdi meu tempo. O Brasil não é um país sério. Se eu fosse ladrão, eu me daria bem?.

André Pessoa fotografou as obras e afirma que a Casa dos Passageiros está abandonada sem que qualquer funcionário tenha trabalhado nas últimas semanas. As estruturas de ferro estão espalhadas pelo chão inclusive com etiquetas especificando o local onde deveriam ser instaladas.

Segundo o fotógrafo, o único movimento de máquinas e trabalhadores no aeroporto acontece na parte externa do terminal, onde alguns tratores e caminhões removem parte do aterro na área do futuro estacionamento. ?O material está sendo deslocado para a cabeceira norte da pista, onde outro grupo de trabalhadores, não mais que 10 homens, iniciam a topografia do terreno na obra que foi iniciada ainda na primeira gestão do ex-governador Wellington Dias (PT)?, descreve.

André Pessoa diz ainda que engenheiros afirmam que a obra ainda levará, no mínimo, dois anos para ser concluída.

Ele aponta ainda que um grupo de empresários do ramo de hotelaria visitará a cidade nesta segunda-feira (26), mas deve desistir de investir na região ao verem as obras paralisadas e a falta de infraestrutura da cidade que, segundo André Pessoa, está com ruas esburacadas ou sem nenhuma pavimentação, exalando mal cheiro por conta de dejetos jogados a céu aberto, com deficiência no fornecimento de luz, água e telefonia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES