População de onças da Serra da Capivara surpreende pesquisadores da UnB

População de onças da Serra da Capivara surpreende pesquisadores da UnB

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) descobriram que a população de onças na Serra da Capivara, no Piauí, alcança 2,67 indivíduos para cada 100 km². O índice é semelhante a medições feitas na Amazônia (2,84 indivíduos para cada 100 km²) e superior aos encontrados no Cerrado (2,00 indivíduos para cada 100 km²) e na Mata Atlântica (2,22 indivíduos para cada 100 km²).

A informação muda paradigmas, pois, até aqui, se acreditava que a sequidão da caatinga dificultava o estabelecimento de populações de onças no local. ?Acreditávamos que as características ambientais e climáticas da Caatinga eram pouco favoráveis às onças?, explica o biólogo Samuel Astete, autor do trabalho, que usou ?armadilhas? fotográficas para flagrar o maior predador das Américas.

O professor Jader Marinho, orientador da pesquisa, explica que a descoberta é uma boa notícia: ?A presença de onças é um indicador de que há uma região tão rica e bem conservada a ponto de manter uma população densa de um predador característico de áreas úmidas e com recursos abundantes?. A reportagem completa sobre o aparecimento de onças na caatinga está no dossiê da 6° edição da revista Darcy, da Universidade de Brasília.

Com informações da UnB Agência



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES