Faleceu em THE o deputado estadual Ubiraci Carvalho

Faleceu em THE o deputado estadual Ubiraci Carvalho

Ubiraci Carvalho | Manoel José
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na noite desta segunda-feira (07/04), o deputado estadual Ubiraci Carvalho (PROS), vítima de problemas cardíacos e respiratórios. O deputado estava internado desde a manhã do último sábado, dia 5, no Hospital MedImagem, Centro de Teresina, onde chegou com um complicado estado de saúde. Ubiraci Carvalho exerceu o cargo de Secretário de Defesa Civil, até a última semana, na gestão do governador Wilson Martins (PSB).

O deputado estadual e que estava cotado para permanecer na pasta pelo Governo de Zé Filho, chamava-se Luiz Ubiraci de Carvalho. Tinha 71 anos de idade, nasceu em Simplício Mendes, Sul do Piauí, em 11 de Março de 1943. Bacharel em Direito pela UFPI (Universidade Federal do Piauí, mestre em Lingüística pela PUC-RS e professor aposentado do departamento de Letras da Universidade Federal do Piauí, onde foi por duas vezes, presidente da ADUFPI (Associação dos Docentes).

Na prefeitura Municipal de Teresina, assumiu os cargos de Secretário de Comunicação , entre 1986 e 1989, Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, de 1989 a 1990, e Secretário de Administração, entre 1993 e 1994, durante a gestão do então prefeito Wall Ferraz. Ubiraci Carvalho foi também Secretário Estadual de Educação por um período de sete anos, onde fez uma administração diferente, que descentralizou as ações e passou a valorizar os profissionais. Foi professor de diversos políticos piauienses, entre eles o ex-governador Wilson Martins (PSB). Por isso era apelidado sempre de "professor Bira". Há alguns meses estava andando de cadeira de rodas.

DE COMUNICAÇÃO À EDUCAÇÃO

Foi também Secretário Estadual do Trabalho, entre 2003 e 2005, e foi destaque por realizar a capacitação em massa de trabalhadores, principalmente jovens e mulheres. Foi também presidente da Fundação de Esportes do Piauí, entre 2005 e 2006, onde saiu para ocupar a vaga de deputado estadual pelo PDT, na Assembleia Legislativa do Piauí. Estava licenciado da vaga de parlamentar por causa da secretaria de Defesa Civil, da qual teve uma passagem mais discreta justamente por causa dos problemas de saúde.

IA VOLTAR PRA SECRETARIA

Deputado estadual eleito para a legislatura entre os anos de 2011 e 2014, foi chamado pelo então governador Wilson Martins, para assumir a secretaria estadual de Defesa Civil, pasta que ocupou até a última semana, quando foi exonerado após a saída de Wilson Martins. O deputado estava atualmente no PROS, e era o principal nome para voltar a assumir a secretaria de Defesa Civil, na gestão do novo governador Zé Filho.

Na última eleição em disputou, no ano de 2010, Ubiraci Carvalho foi eleito deputado estadual com pouco mais de 20 mil votos. Na época, o parlamentar estava aliado à chapa do senador João Vicente Claudino (PTB), que foi derrotado na disputa para o Governo do Estado, e do senador, então eleito, Ciro Nogueira (PP). Ubiraci ainda fazia parte do PDT. Por toda esta segunda-feira ele recebeu visitas de diversas autoridades, como o senador Wellington Dias (PT). Quem acompanhou de perto o estado de saúde do parlamentar foi Jerry Herbert, diretor da Defesa Civil. As definições sobre o velório e enterro serão discutidas com a família ainda nas primeiras horas desta terça-feira, dia 8. O corpo foi ser velado por todo o dia na Assembleia Legislativa.

Assembleia divulga nota de pesar pela morte do deputado

Deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, com enorme pesar, lamentam o falecimento, na madrugada de hoje (8), do deputado estadual e secretário de Defesa Civil, Ubiraci Carvalho. Ao tempo que lamentamos a perda do colega e amigo Ubiraci Carvalho, todos que fazem parte do Poder Legislativo se solidarizam com familiares, esposa, filhos netos para que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.

Themístocles Filho - Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES