1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo é realizada em União

Os presentes puderam tirar dúvidas e apresentar as principais demandas dos artistas do município

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 40 produtores culturais e artistas de União participaram da 1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo. Os presentes puderam tirar dúvidas e apresentar as principais demandas dos artistas do município. Ao todo, o recurso destinado para a Lei de R$ 398 mil.

Arão Paranaguá Santana, professor doutor na área de artes cênicas, foi o responsável pela apresentação do Plano de Ação dos trâmites para aplicação transparente e eficiente da Lei na cidade. Ele tirou diversas dúvidas dos produtores que participaram.

Marcos Alves, fundador e presidente da Associação Promove, falou sobre a importância de ações como a Escuta Pública, para dar voz à cultura local. A entidade tem atuação abrangente, com incentivo ao canto, violão, dança e teatro.

“A escuta organizada pela equipe da Secretaria de Cultura significa um momento de abertura às vozes daqueles que de fato fazem a cultura acontecer em nosso múnicipio. É um momento rico, onde podemos ver uma abertura para aqueles agentes culturais que atuam no campo do audiovisual e que precisam de mais espaços para fazer a arte chegar a todos, ser democratizada de fato. A Associação Promove deseja ser parte dessa busca de tornar a cultura algo cada vez mais algo democrático”, declarou ele.

Para a promoção das manifestações artísticas, foram apresentadas as especificações do Plano, com as divisões por áreas que receberão incentivo da Lei: produção audiovisual, manutenção de sala de cinema, capacitação de agentes culturais, apoio a produção cultural nas modalidades de economia criativa ou solidária ou em áreas como arte digital, artesanato, artes visuais, dança, literatura, música, teatro, carnaval, quadrilha, circos, coletivos culturais, cultura hip hop e demais manifestações ligadas a cultura de povos e comunidades tradicionais de matriz africana.

“Para se preparar para executar os recursos da Lei Paulo Gustavo, vem sendo feito um preparo prévio bem aprofundado no estudo da lei e suas regulamentações em União”, destacou Arão.

O prefeito Gustavo Medeiros e o secretário de cultura François Pierote participaram da reunião e destacaram a importância do encontro. O gestor adiantou que, para a cultura, a Prefeitura de União tem vários projetos, incluindo a construção de uma biblioteca e de um museu na cidade.

Para a Lei Paulo Gustavo, o cadastro para recebimento dos recursos está sendo realizado até o dia 15 de junho na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Um dos critérios de participação é que os projetos desenvolvam, também, ações sociais no município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES